8º Simpósio de Fisioterapia da UniFTC aborda uso de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

8º Simpósio de Fisioterapia da UniFTC aborda uso de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Estão abertas as inscrições para o 8º Simpósio de Fisioterapia da UniFTC de Salvador (Paralela), que este ano tem como tema principal as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs). O evento gratuito será realizado no dia 27 de maio em ambiente virtual, em consequência da pandemia do novo coronavírus,  e contará com a presença de profissionais com vasta experiência na área. 

Entre as palestrantes está a fisioterapeuta Alana Oliveira Mangabeira, que fará uma abordagem sobre o tema “Autoconhecimento: O caminho até você, um olhar pelas Barras de Access”. Já a fisioterapeuta Josânia Fernades Azevedo trará informações sobre a técnica Reiki, uma forma de medicina alternativa baseada em pseudociência, onde os praticantes usam a imposição de mãos para o paciente com fins curativos. Por fim, Taiane Silva de Carvalho, fisioterapeuta e especialista em Práticas Integrativas,  abordará o tema “Fitoterapia e Acupuntura na promoção de saúde”, demonstrando como as folhas e um dos ramos da medicina tradicional chinesa podem contribuir na prevenção de doenças.

Os interessados podem realizar as inscrições por meio do link https://bit.ly/8SimposioFisioterapiaUniFTC até a véspera do evento. Já o link para participação no Simpósio será disponibilizado aos participantes no dia do evento. 

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) são tratamentos reconhecidos pelo Ministério da Saúde que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais como forma de prevenir doenças ou como paliativos no tratamento de doenças crônicas. 

Homeopatia, Acupuntura, Medicina Antroposófica, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa e Yoga são alguns dos procedimentos disponibilizados de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). 

A discussão em torno da eficácia das PICs foi iniciada no Brasil em meados dos anos 70, após a declaração de Alma Ata, e validada, principalmente, em meados dos anos 80, com a 8ª Conferência Nacional de Saúde. Desde então, tanto a sociedade quanto o governo federal deram início a um movimento que resultou, após muito debate, na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPI), aprovada em 3 de maio de 2006. 

|SERVIÇO|

8º Simpósio de Fisioterapia da UniFTC de Salvador
Quando: 27/05/2020
Onde: On-line
Horário: 14h às 16h
Inscrição: https://bit.ly/8SimposioFisioterapiaUniFTC

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]