A revolução tecnológica na vida moderna e profissional foi destaque na 5º SETEC da Rede FTC

As unidades FTC Petrolina e Juazeiro realizaram, na última semana, a 5ª Semana de Tecnologia e Ciências – SETEC e o 7º Seminário de Iniciação Científica da Rede FTC. Foi uma semana de muita movimentação de conhecimento com palestras, oficinas e exposições, com a participação de alunos e professores. O tema do evento foi “Bioeconomia: Desafios para uma sociedade Sustentável, Diversificada e Inclusiva”.

Na unidade de Juazeiro, a palestra de abertura teve como tema “Biofuturo: o que esperar da saúde em tempos de inovação e tecnologia”, com o Doutor em Ciências da Saúde, Daniel Tenório da Silva, que explicou como a ciência e a tecnologia tem sido usado em prol da assistência à Saúde. O palestrante reforçou que a tecnologia é relevante para toda carreira e enfatizou que o profissional de saúde deve buscar este conhecimento cientifico para aperfeiçoar sua prática diária.

“Sem a ciência e a tecnologia, nosso sistema de saúde seria bem menos desenvolvido. Não teríamos, por exemplo, muitas curas de doenças. Vimos marcos históricos de pesquisadores nacionais e internacionais, que descobriram questões inovadoras, que usamos até hoje no nosso dia-a-dia e muitas vezes não percebermos. Graças a estas pesquisas evoluímos cientificamente. Qualquer área atualmente depende deste avanço tecnológico”, disse.

Em Petrolina, aconteceu a apresentação da palestra “O Rio São Francisco como fonte de Bioeconomia”, ministrada pelo Doutor em Educação e Diretor de Gestão Ambiental da Agencia Municipal do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA), Aloisio Gomes. “Foi um momento de reflexão, no qual plantamos uma semente de conscientização e cuidado em cada um. Pensar em como produzir sem destruir; e se destruir, repor. A Instituição está de parabéns por debater este tema”, ressaltou.

Oficinas e exposições em Movimento na 5º Setec na FTC de Petrolina e Juazeiro

Durante a SETEC, alunos da FTC e do ensino médio da região do Vale do São Francisco participaram de inúmeras oficinas, como “Robótica com uso de materiais recicláveis”, “Cultura e criação de horta orgânica, “Manuseio de cimento e argamassa”, “Bioalimentos como alternativa sustentável e saudável” e muitas outras. Os estudantes conheceram os laboratórios e as instalações da Instituição, bem como acompanharam de perto as experiências acadêmicas na prática.

“Experiência ótima! Agora sei como desenvolver minha própria horta orgânica. Gostei bastante da recepção dos profissionais da FTC, que nos ajudaram a entender a importância de ter uma hortinha em casa”, afirmou satisfeita a aluna Vitória Alves.
Na sexta-feira (25), a SETEC foi encerrada com exposições e concurso de fotografia. Na FTC de Juazeiro, o tema foi “Vigilância em Saúde no município de Juazeiro e na unidade de Petrolina “O Rio São Francisco na Extensão do Vale do São Francisco”. As fotos premiadas foram feitas pela aluna Ana Laura Rodrigues Mendes, do 1º período do curso de Odontologia, e Laura Carvalho Amaro Bitú, uma participante da comunidade externa.

O diretor da FTC em Juazeiro e Petrolina, Andrei Mello, fala da importância da tecnologia em todos os processos e nos relacionamentos entre pessoas. Temos observado, o crescimento da ciência e da tecnologia em todas áreas de negócios, principalmente no ensino moderno. A Rede FTC sempre vai contribuir para uma educação tecnológica, priorizando o planejamento acadêmico, para que possamos consolidar a popularização da ciência, tecnologia e inovação com um tema bastante importante”, assegurou o gestor.