Aluna de Odontologia do Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista tem artigo publicado em livro científico

Ter um artigo acadêmico publicado em revistas e livros científicos é o sonho de todo estudante universitário que se envereda pelos caminhos da extensão e da pesquisa.  A conquistense Luara Vanessa Ferreira Barros conseguiu esse feito antes mesmo de terminar a graduação.

Luara é estudante do 8º semestre do curso de Odontologia do Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista. Em agosto de 2019, a estudante participou do I Congresso Internacional de Odontologia, sediado na cidade de Recife-PE. Na ocasião, após apresentar o artigo intitulado “Importância da Integração de Conceitos Teóricos para Tratamento Adequado: Relato de Caso”, Luara foi convidada pela editora Atena para publicar o seu trabalho no e-book “Odontologia: Serviços disponíveis e acesso 3”, de classificação Qualis – L3*.

“Até agora não estou acreditando. Até então, eu nunca tinha publicado um artigo, apesar da vontade. Para mim foi um gás muito grande e, hoje, penso em publicar muito mais”, contou a aluna que já se planeja para o mestrado.

Se interessou? Leia o artigo completo!

A pesquisa e, posteriormente, a produção do artigo foi orientada pelo Prof. Doutor Eugênio Peixoto Rocha, atual coordenador do curso de Odontologia da UniFTC de Vitória da Conquista. Além de disponibilizar o caso de um paciente para a investigação, professor Eugênio indicou livros que poderiam ser usados na pesquisa científica. O objetivo do trabalho foi apresentar a relevância de análise em torno do histórico do paciente através da anamnese (entrevista que o profissional faz ao paciente na primeira consulta).

Durante cerca de dois meses, a dupla estudante-orientador realizou consultas semanais, exames, além de terem avaliado hipóteses e medicamentos até, por fim, poderem emitir um diagnóstico. Segundo Eugênio, esse é o combustível do estímulo necessário para a prática da docência. “A gente também precisa ser motivado e quando a gente está com alunos assim, que sentam conosco, que nos impulsionam a buscar mais conhecimentos para fornecer a eles, isso também é um fator de crescimento para nós”.

Para parabenizar a estudante, o reitor da UniFTC de Vitória da Conquista, Aureliano Tavares, fez uma breve homenagem à aluna. “É um momento extremamente especial para nós da UniFTC!  É um orgulho ter uma aluna como Luara. Que ela sirva de exemplo para todos os outros estudantes que têm interesse em gerar artigo, gerar conhecimento e, fundamentalmente, compartilhar com a comunidade acadêmica de todo o mundo”. O reitor destacou ainda que “É isso que nos movimenta: fazer acontecer, não esperar que aconteça. E a Luara foi lá e fez acontecer. A gente só tem a agradecer Luara por isso, bem como à coordenação do curso”.

Alguns integrantes da família da estudante também compareceram e compartilharam da mesma satisfação. “Muita alegria, muito orgulho por ter uma filha responsável, que está dedicando seus estudos no objetivo de fazer algo melhor na sua área. Para mim, é um momento de muita felicidade”, confessou o pai de Luara, João Luís Barros.

Luara sorria de orelha a orelha por receber esse pequeno reconhecimento e palavras de carinho: “É muito gratificante. Agradeço à Instituição por dar esse suporte! Estou muito feliz! Essa publicação foi muito importante para mim”.

O artigo, publicado no início deste mês, está disponível no link: https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/31478