Alunos da FTC Juazeiro atendem cerca de 700 pessoas na Caravana da Cidadania

No último sábado (31), a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Juazeiro participou da “Caravana da Cidadania”, promovendo saúde a cerca de 700 pessoas do bairro Rio Corrente. A ação foi uma iniciativa do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) com o objetivo de promover o acesso a diversos serviços à população carente.

Participaram da ação os graduandos em Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem, orientados por professores de cada curso, oferecendo a comunidade de forma gratuita, testes de glicemia em jejum, aferição de pressão arterial, sistema ABO-Tipagem Sanguínea, além de avaliação postural.

Para o aluno do 2º período do curso de Enfermagem Jefferson Teixeira, essa experiência foi positiva por alinhar a teoria com a prática, além de conhecer a realidade de muitas pessoas. “Para nós, foi uma experiência incrível, pudemos observar como a comunidade é carente e precisa dessas ações. Pudemos esclarecer, ao levar conhecimento aos pacientes, a importância de tomar as medicações certas para manter níveis de glicemia e pressão no padrão normal, pois atendemos muitas pessoas com altos índices glicêmico, PA elevados e sobrepeso”, explicou Jefferson.

A coordenadora do Cras, Paloma Costa, enfatiza que a Caravana da Cidadania tem a proposta de levar serviços gratuitos de qualidade para a população com maior vulnerabilidade social em Petrolina. “A participação da FTC demostra a preocupação da instituição com essa população e a solidariedade dos estudantes por estarem contribuindo para a redução das desigualdades, garantindo o acesso da população a serviços essenciais para o bem-estar e para a garantia de direitos sociais”, destacou.

Para o Diretor da FTC Juazeiro, Andrei Mello, esse movimento traz uma responsabilidade importante para o desenvolvimento profissional dos nossos alunos. “O papel da Rede FTC, como instituição de ensino, é incentivar nossos alunos de forma voluntária a adotar comportamentos e ações que promovam qualidade de vida ao público interno e externo. É assim que formamos cidadãos com responsabilidade e empatia”, destaca Mello.