Alunos de Farmácia da FTC discutem fitoterapia e preservação em evento da UNIDUNAS

Neste sábado, 01 de junho, alunos do curso de Farmácia da Rede FTC puderam vivenciar o aprendizado em salas de aula bem diferentes das convencionais. Os estudantes participaram das atividades de abertura da Semana do Meio Ambiente no Parque das Dunas, uma área de conservação ambiental localizada a 11 quilômetros do Campus FTC Salvador, no bairro de Praia do Flamengo. O evento é organizado pela Universidade Livre das Dunas e Restingas de Salvador (UNIDUNAS), responsável pela administração Parque.

Logo cedo, um grupo de alunos foi desbravar a reserva que é composta por quase 6 milhões de metros quadrados. Acompanhados de perto pelo coordenador do curso de Farmácia, professor Francisco José Pacheco, e guiados por um dos monitores do Parque, os jovens puderam conhecer mais sobre a fauna, flora e os impactos que o bioma tem no clima e na qualidade do ar em Salvador. “Aqui, todo o trabalho é pautado em cima do lema ‘conhecer para conservar’. Sabemos que só a educação é capaz de transformar e de sensibilizar. Você precisa conhecer a função das plantas endêmicas desse bioma para entender que, apesar de parecer um monte de areia, aqui está nascendo um monte de vida”, explica a voluntária Eliene Leão, que é coordenadora administrativa do Parque das Dunas.

Para a maioria dos alunos do professor Francisco, o Parque das Dunas já é, praticamente, uma sala de aula ao ar livre. Desde agosto de 2018, o grupo realiza o projeto de pesquisa e extensão ‘Farmácia na Restinga’ que investiga plantas medicinais e seus usos legitimados pela ciência ou repassados como verdadeiras tradições. “Nós nos reunimos para realizar oficinas, pesquisas e vamos nos conscientizando sobre as riquezas do bioma, sobre botânica. A gente vai adquirindo conhecimentos que só chegariam mais para frente no curso”, diz Mateus Marques, aluno do terceiro semestre de Farmácia na FTC Salvador.

Alunos do Projeto de Pesquisa e Extensão ‘Farmácia na Restinga’.

Enquanto isso, outro grupo de estudantes de Farmácia apresentava para a comunidade presente no evento os resultados dos estudos realizados na disciplina Projeto Integrador 2 sobre Fitoterapia e suas utilizações no âmbito da organização da ciência farmacêutica, parasitologia e farmacologia. Os alunos falaram sobre o uso seguro de plantas medicinais, explicaram o procedimento correto para o melhor aproveitamento dos princípios ativos e apresentaram suas próprias descobertas: brigadeiros de melissa, camomila ou campim-limão que funcionam como um xarope ao usar o açúcar como conservante e sequilhos de erva-doce que, enquanto assam, vão sendo inundados com todas as benesses da erva.

A professora estadual Dolores Barreiro, que visitava o evento com os alunos, se surpreendeu com os doces e também com a informação de que o Sistema Único de Saúde (SUS) fornece 12 medicamentos padronizados à base de plantas medicinais. “Eu, pessoalmente, prefiro chás e fitoterapia, sempre com a prescrição de um profissional. Fiquei muito surpresa por saber que o SUS já oferece esse tipo de medicamento. Mas o que realmente me surpreendeu foi a segurança com que os alunos de Farmácia da FTC repassam os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, disse. Orgulhosa do desempenho de seus alunos, a professora Catarine Pereira, responsável pela realização dessa atividade, disse que não é só a população que desconhece a informação. “Os alunos fizeram todo um trabalho de pesquisa, visitaram as unidades básicas de saúde e perceberam que a maioria dos prescritores, que são os médicos, não sabem da disponibilidade desses remédios fitoterápicos. Falta um trabalho de conscientização junto a esses profissionais de saúde”, diz Catarine,

Semana do Meio Ambiente, no Parque das Dunas

Até a quarta-feira, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Parque das Dunas irá oferecer uma programação gratuita e repleta de atividades que visam educar e conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar nossos recursos naturais, sobretudo o bioma de restinga. No encerramento do evento, alunos de Farmácia da FTC e o professor Francisco Pacheco irão ministrar oficinas sobre a preparação de chás medicinais e a montagem de uma horta vertical feita de materiais reciclados.

|Serviço| Semana do Meio Ambiente – UNIDUNAS

Programação de encerramento – quarta-feira, 05 de junho:

Oficina – Produção de horta vertical com materiais reciclados | às 8h30

Oficina – Preparação de chás naturais, seguida de roda de conversa sobre plantas medicinais | 15h

Endereço: R. José Augusto Tourinho Dantas, 1001 – Praia do Flamengo, Salvador – BA, 41603-110