Alunos da UniFTC Petrolina aprendem a tornar-se um arquiteto empreendedor

Alunos da UniFTC Petrolina aprendem a tornar-se um arquiteto empreendedor

Os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da faculdade UniFTC de Petrolina participaram nesta segunda-feira (02), de um bate-papo sobre ‘Gestão em Arquitetura’ com a equipe do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE). 

O evento aconteceu no auditório da instituição, das 14h às 18h. Durante o encontro, eles receberam informações sobre as atribuições e fiscalização do CAU, a ética na profissão, aprenderam sobre gestão de escritório e carreira, assim como, assimilaram as principais ferramentas que um arquiteto empreendedor precisa ter.

Na opinião de Rafaella Caffé, aluna do 10° período de Arquitetura e Urbanismo, o evento mostrou que existem caminhos a serem percorridos,  tanto para quem quer um emprego formal, como para os que sonham em empreender. 

“Terminar a faculdade não é fácil, e o medo do que pode surgir no início da carreira profissional é uma constante. É um novo ciclo em que podemos lidar com o desconhecido e surpresas no mercado de trabalho. Fomentar esse espírito empreendedor é de extrema importância, principalmente para nós que estamos saindo da graduação. Muito importante saber que o Conselho está à disposição para ajudar e direcionar essa nova fase da nossa vida”.

De acordo com a estudante do 10º período de Arquitetura e Urbanismo, Géssica Rauana dos Santos, o evento foi um momento enriquecedor. “Em especial para nós que estamos nos formando, com um pé entrando no mercado profissional. Algumas informações passadas foram certeiras, acredito que quem fez parte desse momento chegará ao mercado de trabalho com uma visão mais realista e prática”, comentou. 

Para a professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFTC de Petrolina, Josephana Neri, foi uma ação muito importante para a carreira do profissional do futuro. “A Rede UniFTC está em movimento para o futuro, preocupando-se em agregar este novo campo de possibilidades na área. Antes de ingressar no mercado de trabalho, os futuros arquitetos precisam receber informações importantes para a carreira”. 

Josephana completa dizendo que o empreendedorismo nos arquitetos está em alta. “Atualmente, os profissionais podem gerir seu negócio, vender projetos de Arquitetura Corporativa, planejamento urbano, dentre outros.   Mesmo o mercado contemporâneo ampliando a atuação, trabalhar em escritórios ainda é um bom caminho. Linkar os alunos para este modelo de mercado de trabalho é essencial, pois eles precisam saber antes de sair da graduação quais serviços terão à disposição e como proceder durante sua vida profissional, além de se aproximá-los do Conselho”, ressaltou a coordenadora. 

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFTC em Petrolina tem o compromisso de integrar o estudante em aulas dinamizadas e participativas, com metodologias ativas, abordagem interpessoal, interdisciplinar e interprofissional, capacitando o egresso para atuação mais sólida no mercado do trabalho. Interessados podem se inscrever no site https://unif.tc/VestibularUniFTC.