Alunos dos cursos da Saúde da UniFTC participam de ação interprofissional

Alunos dos cursos da Saúde da UniFTC participam de ação interprofissional

Os alunos dos cursos Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia dos Centros Universitários UniFTC Vitória da Conquista e Feira de Santana participaram no dia 26 de abril de palestras sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica – HAS, ‘Um olhar multidisciplinar para essa doença crônica não transmissível’.  

O movimento, organizado pelo Colegiado de Educação Física, aconteceu no auditório das instituições de ensino e teve como objetivo discutir interprofissionalmente as melhores formas de tratamento e atendimentos aos pacientes com hipertensão, assim como, a importância de trabalhar em equipes multiprofissionais. 

Em Feira de Santana, o evento foi conduzido pelo professor da UniFTC especializado em Fisiologia do Exercício, Thedy Barros, a nutricionista e especialista em Nutrição Clínica Funcional, Jamille Muniz e pela médica intensivista,  Ludmila Contreiras. 

Na unidade de Vitória da Conquista, a programação foi dirigida pela enfermeira, Jaianne Oliveira Leão Silva, pelo especialista em atividade física adaptada e saúde, Rodrigo Cézar Amâncio, a fisioterapeuta Thalita Rocha e a nutricionista clínica e funcional, Lidiany Abreu. 

Todos ministraram palestra sobre a atuação de cada área nos atendimentos para hipertensos dentro de uma equipe multiprofissional. A estudante do 7º período do curso de Educação Física, Ana Letícia Araújo Lima, parabenizou a UniFTC pela iniciativa. 

“Foi uma oportunidade de movimentar conhecimento com profissionais de referência, que dominam o assunto e possuem ampla experiência. Uma troca super importante para construção da carreira profissional. É uma forma de agregar conhecimento, interagir com os colegas de curso ou de outras áreas, fazer networking”, destacou.  

Ana Letícia enfatiza ainda que assimilou muitos conteúdos importantes para sua atuação. “Achei interessante os profissionais terem trazido exemplos práticos, das intervenções clínicas com os seus pacientes. Desta forma, podemos visualizar melhor o contexto e aprender como agir em determinadas situações”, comentou. 

A coordenadora do curso de Educação Física, Aline Adaes, explicou sobre a importância do encontro. “É uma maneira de fortalecer a cultura interprofissional, que está se tornando cada dia mais presente no mercado de trabalho. O atendimento realizado por uma equipe multidisciplinar traz resultados efetivos e de qualidade, pois enxerga o paciente como um todo e oferece atendimento humanizado. É uma característica do profissional do futuro”.  

O Movimento do Colegiado de Educação Física recebeu apoio dos analistas do curso, Victoria Midlej, de Vitória da Conquista e em Feira de Santana, Thiago Firmino.