BCG: 100 anos da vacina que marcou a história (e o seu braço)

BCG: 100 anos da vacina que marcou a história (e o seu braço)

Em tempos em que a palavra vacina tem feito parte do dia-a-dia de todo terráqueo, a gente sonha com a agulha em nosso braço o tempo todo. Corrigindo, nem todo mundo sonha com a agulha – apenas com a imunização. Mas e as outras vacinas, como ficam? Hoje, por exemplo, é um marco histórico, pois há 100 anos estava sendo criada a vacina BCG. 

Quase todo mundo sabe que vacina é essa. É aquela que deixa a marquinha no braço direito, sabe? A BCG é aplicada na maioria das crianças nas primeiras horas de vida para protegê-las da tuberculose.

A doença, que teve reincidência forte no Brasil após o surto de HIV, continua sendo uma questão de saúde pública, como explica o imunologista e professor da Medicina UniFTC, Celso Sant’Ana. 

“A tuberculose é um importante problema de saúde pública do país. Estima-se que surgem cerca de 100 mil casos por ano de tuberculose e esses doentes são tossidores crônicos. Muitas vezes, o diagnóstico é lento no sentido de se descobrir que tem a doença.  Dessa forma, os contaminados podem transmitir a doença sem saber que tem e os grupos mais vulneráveis, como as crianças, podem ter consequências devastadoras”, explicou o imunologista. 

Mas por que a vacina é aplicada na infância?

A BCG é aplicada, geralmente, nas primeiras horas de vida da criança. Isso porque, quanto mais cedo ela é aplicada, maior é o efeito oferecido, segundo explicação do professor Celso. 

“Essa vacina é muito importante por vários motivos, entre eles porque é a primeira que abre o calendário de vacinação de crianças e deve ser feita o mais rápido possível, preferencialmente ainda na maternidade, nas primeiras horas de nascimento. Isso é fundamental porque quanto mais cedo se fizer essa vacina, maior o efeito imunológico protetor que ela oferece”, explica.

Mas, só uma dose e ainda na infância? É seguro?

Claro que sim! A BCG tem 100 anos de existência e a voz da experiência… digo… a experiência científica (que é muito mais segura que a voz da experiência) tem mostrado que a vacina é extremamente segura, principalmente para evitar casos graves da doença. 

“A BCG é uma vacina extremamente segura, ela existe desde 1921 e basta uma dose intradérmica. Além disso, os efeitos colaterais são baixíssimos”, explica o imunologista Celso Sant’Ana. 

Ainda de acordo com o especialista, hoje em dia não se faz mais a segunda dose como acontecia antigamente. “Estudos recentes demonstram que basta uma dose e, mesmo que não haja a cicatriz ou sinal, que a maioria das pessoas têm, não há a necessidade da reforço”, explica. 

Gostou das informações e achou que isso é tudo? Nem é, viu? A gente tem um vídeo completo lá no nosso perfil no Instagram (@medicinauniftc), com o professor Celso Sant’Ana explicando muito mais sobre a BCG e trazendo algumas curiosidades. Corre para lá!