Professores da UniFTC dão dicas para estudantes fugirem da tensão pré-avaliação

Em qualquer período, as avaliações sempre são precedidas por preocupações, estresse, insegurança e muito nervosismo. Por mais que se julgue preparado, o estudante não está livre de um momento de angústia. Para contornar tudo isso, existem algumas técnicas, cujo resultado varia de acordo com o perfil de cada um, para serem aplicadas nos dias que antecedem as provas: fazer um cronograma mais leve de estudos, reunir colegas para discutir conteúdos ou, simplesmente, relaxar.

Estruturar um cronograma, intercalando os estudos com atividades que tragam prazer – filmes, lives, jogos – é a sugestão do professor Rafael Brasil, do curso de Sistemas da Informação do Centro Universitário UniFTC de Feira de Santana, que dá outras dicas para os alunos que farão provas a partir de segunda-feira (20). “Para otimizar o foco, temos a técnica Pomodoro, onde o aluno deve criar uma lista de tarefas e iniciar a execução da mesma, com o cronômetro ligado e, a cada 25 minutos de estudo, 5 minutos de pausa para ver Whatsapp, dentre outras distrações. E, a cada quatro repetições, a pausa será de 30 minutos”, ensina Rafael.

Já a professora Josineide Bezerra, do curso de Psicologia, aconselha não apenas a utilização de técnicas variadas de estudo, a exemplo dos resumos, esquemas e roteiros dirigidos, como a consulta dos exercícios de revisão postados. Ela se preocupa também com o nível de estresse e ansiedade natural diante de avaliação e mais ainda diante desse novo formato. Para isso, sugere “relaxar com atividades que sejam fontes de prazer, realizar a prova num ambiente livre de distratores e procurar respirar profundamente por alguns segundos para oxigenar melhor o cérebro e aumentar a concentração”, aconselha.

As orientações dos docentes são referendadas pela professore Celi Mendes Rios, Assessora Pedagógica da UniFTC de Feira de Santana. “Minha dica para o aluno é que ele organize uma rotina de horários, escolhendo estudar sempre no turno que tiver mais tempo livre”, resume, ressaltando que no final de semana ele precisa, também, de momentos de relaxamento, para aliviar a tensão pré-avaliação.

Bônus! Vem ouvir a playlist que a gente montou pra você relaxar.