Boas-Vindas Experience retrata a importância das redes sociais e da construção da marca pessoal

Há muito tempo as redes sociais deixaram de ser um espaço apenas de socialização e diversão e passou a ser um grande local com potencial de divulgação. Profissionais autônomos, empresas, multinacionais utilizam ferramentas, como Instagram, Facebook, TikTok e LinkedIn para vender seus produtos e serviços. Pensando em divulgar o poder destas redes sociais a UniFTC promoveu nesta segunda-feira, 9, o Boas-Vindas Experience.

Participou do Boas-Vindas Douglas Gomides, responsável por criar Autoridade Digital para algumas das maiores marcas pessoais e organizações do Brasil, e a social media Têca Falcão, que foi produtora de conteúdo do Instagram com um dos maiores engajamentos dos últimos tempos, a rede social da sister Juliette Freire, que ganhou o reality BBB 21.

Às 19h, o evento começou com a participação do Douglas Gomides, que trouxe na sua palestra a importância de fortalecer a marca pessoal antes de pensar em fortalecer a marca de outras pessoas e outras empresas.

“Todos vocês que estão aqui são marcas relevantes. Lembrem-se: a principal marca que você vai trabalhar na sua vida é a sua. Se eu trabalhar bem minha marca pessoal, eu posso ser atrativo para muita gente. Não tenham medo de arriscar, tanto que meu primeiro post sobre mim não foi bom. Mas eu fiz e saí da inércia, e nosso principal erro é querer ficar na zona de conforto”, destacou Douglas.

Douglas pontuou durante o Boas-Vindas Experience que sua rede social favorita é o LinkedIn, onde produz a maioria dos seus conteúdos e já acumula quase 140 mil seguidores. “O LinkedIn é o local que a gente encontra as principais pessoas de decisão do Brasil e do mundo. Eu quero convidar a todos a ver mídia social não só como entretenimento e virar essa chave na cabeça”, disse o “Top Voice” do LinkedIn.

Já por volta das 20h foi a vez da participação de Têca Falcão, a social media de Juliette Freire e hoje Head of Social Media e Community Manager de grandes personalidades como Carlinhos Brown e Selton Mello. Na ocasião, Têca comentou sobre o case de sucesso que foi a Juliette durante sua participação no Big Brother Brasil (BBB) deste ano.

“As pessoas falam muito que o Instagram de Juliette bombou, mas a gente estava também em outras mídias que faziam sucesso. Como Facebook, TikTok, Twitter e Spotify. O Spotify foi uma coisa maravilhosa, pois fazíamos playlists em diversos momentos para movimentar e engajar os seguidores. Durante este tempo chamamos algumas pessoas para fazer playlists, como Bell Marques”, relata.

Fora do case da sister, Têca aproveitou o momento para falar sobre as mudanças ocorridas no Instagram, que recentemente apontou que seria uma plataforma de entretenimento, com foco maior em vídeo. “Cheguei a falar com pessoas do Instagram e eles me disseram que é preciso utilizar todas as ferramentas que eles dão, como feed, reels, stories, entre todos. Os produtores de conteúdo estão produzindo mesmo mais vídeos, mas é preciso dar atenção a todas as possibilidades”, destacou ela.

Durante a palestra, a social media também aconselhou que as pessoas fortaleçam sua marca e escolham bem as redes sociais que precisam atuar, bem como criem as estratégias certas para alcançar o resultado. “Por exemplo, se seu público é jovem, você não precisa estar no Facebook. Isso porque os jovens estão no TikTok, então se movimente por lá. Mas faça bem feito”.

Para finalizar, respondendo perguntas do público, Têca Falcão incentivou as pessoas da área da comunicação que querem investir na carreira de social media, mas têm medo do mercado de trabalho. “Acho que todo profissional bom e que se dedica vai estar bem no mercado. A gente sabe que o mercado não está fácil no nosso país, e isso para todas as carreiras, mas acredito que se você tiver boas ideias e disposição, vai sim rolar um bom emprego. Esteja disposto, seja criativo, tenha foco e estude bastante”, aconselhou a Social Media.

O Boas-Vindas Experience aconteceu virtualmente e fez parte da programação de boas-vindas dos veteranos e calouros da Rede UniFTC. Na ocasião, os estudantes também puderam interagir com os convidados através de perguntas e concorreram a prêmios.