Calouros de Medicina da UniFTC são acolhidos em programação on-line

O semestre ainda não começou oficialmente para eles, mas os calouros do curso de Medicina do Centro Universitário UniFTC de Salvador já começaram a se ambientar à vida universitária. Nessa terça-feira, 17, os estudantes participaram de um acolhimento on-line mediado pelos professores Juliana Bulhões e Gustavo Oliveira, que são médicos e coordenadores do 1º semestre. Durante o encontro, professores e estudantes conversaram sobre a estrutura do curso e aproveitaram para esclarecer muitas dúvidas.

As aulas para os calouros serão retomados na próxima segunda-feira, 22, com aulas presenciais da tutoria. Os estudantes serão divididos em salas por grupos de 10 pessoas, prezando por todas as normas de biossegurança. As aulas teóricas continuam a ser ministradas através da plataforma Blackboard.

“Sabemos que não está sendo fácil mergulhar no sonho de se tornar médico justamente neste momento tão conturbado. Porém, ao contrário de vocês, que estão chegando agora, nós já estamos estruturando nosso curso e convivendo com a pandemia e todos os seus vieses desde o seu início”, esclarece o professor Gustavo Oliveira. “Fiquem tranquilos, pois faremos tudo para proporcionar-lhes o melhor semestre possível; e temos conseguido, com a competência da nossa equipe e as bençãos de Hipócrates. Sejam bem-vindos, pois a humanidade precisa, como sempre, dos melhores médicos que pudermos ser. E vamos começar!”.

Movimento pela Segurança: Protocolo de Retorno e Reposição das aulas práticas

Aula Magna – Para fechar o primeiro dia de aula, às 18h30, os estudantes ainda vão poder participar de uma aula magna com Bruno Reis e Leo Prates, respectivamente, prefeito e secretário de Saúde de Salvador. O evento é aberto ao público e pode ser assistido ao vivo no canal da Rede UniFTC no Youtube.

Dia do Calouro – O Diretório Acadêmico Nise da Silveira também está preparando um evento especial para acolher os novos estudantes de Medicina da UniFTC nos dias 19 e 20. Para conferir a programação completa e se inscrever, basta acessar http://bit.ly/MedUniFTC-Calouro20211

Além das palestras e momentos de troca, todos os inscritos vão ganhar um material exclusivo da Sanarflix, para turbinar os estudos ao longo do semestre. Durante o evento, serão sorteados ainda assinaturas do Sanaflix, materiais da Sanar, produtos da MedEmergência, kits de jalecos, ensaios fotográficos e muito mais.

Programa de Mentoring – Os estudantes do primeiro semestre também participaram, na última quinta-feira, 11, de uma palestra sobre a importância do autocuidado na formação do profissional de saúde. A iniciativa faz parte do projeto de Mentoria em Desenvolvimento Profissional oferecido pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico do curso de Medicina (NappMed).

A palestra foi ministrada pela psicóloga Mirian Conrado, responsável pelo NappMed. “O Programa de Mentoring é um trabalho pioneiro na UniFTC, que surgiu do comprometimento da nova Coordenação de Medicina em tratar o campo pedagógico em consonância com a missão da Instituição em formar cidadãos colaborativos e profissionais capazes de atuar na sociedade com princípios científicos, éticos e humanistas”, descreve Mirian.

Outras palestras e formações serão oferecidas aos estudantes ao longo do semestre.

Volta às aulas dos veteranos de Medicina – Diferente dos calouros, os veteranos de Medicina da UniFTC já estão de volta às aulas desde o dia 8 de fevereiro. Eles também estão se dividindo entre as plataformas de aprendizagem virtual nas aulas teóricas e as aulas presenciais das disciplinas práticas.