Centro Judiciário da UniFTC realiza mediação e conciliação gratuita para população de baixa renda

Centro Judiciário da UniFTC realiza mediação e conciliação gratuita para população de baixa renda

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da UniFTC de Vitória da Conquista realiza, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), atendimentos gratuitos para população de baixa renda. Os serviços de mediação e conciliação de conflitos nas áreas Cível e do Direito de Família são oferecidos por profissionais capacitados, seja na fase processual ou ainda quando não há processo na Justiça. 

Os interessados pelos procedimentos devem se dirigir à unidade judiciária, que fica localizada na rua Ubaldino Fernandes, 200, Bairro Parque de Exposição, dentro do Centro Universitário da UniFTC da cidade, para solicitar agendamento, que só ocorre na forma presencial.

As audiências, assim como atendimento e orientação ao cidadão, são conduzidas por um mediador habilitado pelo TJ e os alunos do curso de Direito da UniFTC  participam, tirando suas dúvidas e movimentando conhecimento jurídico. 

O objetivo é  assegurar a promoção da justiça e a efetividade dos direitos e interesses, além de solucionar rapidamente e de forma simples, as reclamações e os conflitos informados pela comunidade.

Neste ambiente, os discentes são oportunizados a aproximarem a teoria da prática e, assim, efetivarem seus aprendizados, através de estágio ou observação de casos práticos e reais sobre a realização e gestão das sessões e audiências. 

De acordo com a coordenadora do Cejusc da UniFTC Vitória da Conquista, Ana Paula Simões, a unidade do Poder Judiciário possui uma estrutura equivalente a uma unidade judiciária, e neste são desenvolvidos trabalhos correlatos a política de autocomposição, com ênfase em acordos celebrados através de mediações e conciliações.

“Os atendimentos são dados para aqueles com poucos recursos econômicos, assim como é uma oportunidade dos alunos entenderem como funciona a condução para um acordo e a solução de conflitos, através de uma negociação satisfatória. Após um prévio atendimento é marcada uma audiência de conciliação-mediação com o intuito de solucionar o caso sem necessidade de um processo”, explica a coordenadora. 

//SERVIÇO//

Centro Judiciário da UniFTC realiza mediação e conciliação gratuita para população de baixa renda

Como? Agendamento presencial no Cejusc

Onde? Rua Ubaldino Fernandes, 200, Bairro Parque de Exposição, dentro do Centro Universitário da UNIFTC 

Serviços? Mediação e conciliação de conflitos nas áreas Cível e do Direito de Família