Cerimônia do Jaleco recepciona os novos estudantes de Medicina da UniFTC

Cerimônia do Jaleco recepciona os novos estudantes de Medicina da UniFTC

Foi realizada na noite desta quinta-feira, 13, a Cerimônia de Entrega de Jalecos do curso de Medicina da Rede UniFTC. A solenidade aconteceu no Moriah Hall, em Salvador, onde os mais de 150 novos estudantes da Instituição vestiram pela primeira vez o acessório, um dos símbolos do ofício, marcando a entrada para o tão sonhado curso.

“É muito importante poder participar deste rito, é um marco para nós. Muita gente aqui passou muito tempo estudando e, finalmente, a entrega do jaleco pelos tutores é o que mostra que a gente realmente conseguiu”, comentou o calouro João Miguel Dantas, de 19 anos. “Espero me dedicar bastante aos estudos e me tornar um ótimo profissional”, disse.

A cerimônia contou com a presença do professor André Nazar, vice-presidente da Área de Saúde da UniFTC, professor Ronaldo Carneiro, coordenador do curso de Medicina, professor David Santos, membro da coordenação acadêmica, além das psicólogas Maria Rosário Correia e Mirian Conrado, membros da coordenação adjunta. Uma palestra com o tema “Poder no Discurso de Jaleco Branco: Simbologia, Ética Médica e Perspectivas de Futuro”, ministrada pela advogada especialista em Direito Médico, Camila Vasconcelos, introduziu a programação.

Na ocasião, o professor André Nazar recepcionou os estudantes e familiares. “Abrimos as portas da nossa casa para vocês com muito carinho, que vocês sejam muito felizes nesta trajetória, que não será simples, mas sem dúvidas de muito êxito, muita troca de experiências, de construção e conhecimento”, exclamou. 

Representando o Diretório Acadêmico Nise da Silveira, a estudante Camila Braga da Silva também desejou boas-vindas aos colegas e falou sobre a importância do evento. “A noite é dos calouros. A gente sempre faz essa cerimônia pois entendemos que representa um rito de passagem, um marco. Vocês entram no mundo da Medicina. Muitos percorrem um caminho muito difícil para chegar até aqui. O evento comemora a vitória que é a Medicina”, afirmou.