“Comunicação por aplicativos e cultura do cancelamento” é tema de live da UniFTC

“Comunicação por aplicativos e cultura do cancelamento” é tema de live da UniFTC

Você já “cancelou” alguém hoje? Você sabe o que á a cultura do cancelamento? Podemos dizer que é um movimento que já vem ocorrendo há algum tempo nas redes sociais, se fortificando e ganhando esta terminologia desde meados de 2019, com a finalidade de boicotar o apoio à personalidades, empresas, políticos, ou até mesmo produtos, que tiveram algum tipo de comportamento considerado inaceitável pelo público e/ou sociedade civil.

Na tarde desta terça (02), o professor da UniFTC, Leonardo Campos, realizou a live “Comunicação por aplicativos e a cultura do cancelamento”. Na ocasião, ele afirmou que “esta cultura precisa ser refletida, até porque hoje se ‘cancela’ uma pessoa por qualquer motivo e muitas vezes este cancelamento não permite a retomada de vida do indivíduo exposto, mesmo depois de um processo longo de reflexão”.

“Apesar de várias pessoas acharem melhor se manterem na ignorância e não demonstrarem arrependimento, não podemos achar simplesmente que as pessoas não aprendam com seus erros. Por esta razão, devemos pensar que a cultura do cancelamento também precisa dispor de um caráter pedagógico, e não somente punitivo, submetendo as pessoas ao júri implacável da internet”, explica Leonardo.

Com a democratização do uso dos aplicativos, nas redes sociais, são milhões de pessoas vigiando erros alheios 24 horas por dia, por este motivo, pessoas com maior visibilidade são alvos fáceis dos linchamentos virtuais. Neste contexto, o professor Leonardo citou alguns exemplos de celebridades que foram linchadas virtualmente por não aderirem a alguns movimentos políticos e sociais. 

Leonardo Campos ainda complementou dizendo que “o lado bom da cultura do cancelamento, quando usada da maneira correta, é que se o sistema não consegue ‘cancelar’ determinados comportamentos, nós, através das redes sociais, podemos promover esse boicote virtual denunciando tudo o que possa violar nossos direitos e dignidade”.

Todo dia é dia de live na UniFTC

A transmissão online feita pelo professor Leonardo Campos faz parte da programação de lives que estão sendo oferecidas diariamente pela Rede UniFTC. Através do projeto Todo Dia é Dia de Live, a instituição está trazendo docentes de todas as áreas para abordar temas a partir de perspectivas diversas.

As lives acontecem de segunda a sexta, exceto nos feriados, na página oficial da instituição no Instagram @uniftc.