Comunicado Rede UniFTC – Medidas de Combate ao Coronavírus

Comunicado Rede UniFTC – Medidas de Combate ao Coronavírus

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A Rede UniFTC, considerando a decretação da pandemia relacionada ao novo coronavírus pela OMS e em atendimento às orientações dos Ministérios da Saúde e da Educação, bem como ao conjunto de medidas sugeridas pelas Secretarias de Estado da Saúde da Bahia e de Pernambuco, informa à comunidade acadêmica e ao corpo de colaboradores um conjunto de ações e recomendações visando a compreensão do momento e a prevenção da disseminação do coronavírus (COVID-19).

A Instituição informa que implantou um comitê de acompanhamento para o tema, envolvendo gestores das unidades e especialistas em saúde pública, visando a discussão e adoção de medidas rápidas e abrangentes para a não propagação do COVID-19, em consonância com o seu compromisso social.

Atividades Acadêmicas

Os dados e as informações apresentadas até o momento pelas autoridades sanitárias não recomendam ou apresentam evidências de que a suspensão das aulas, sob a ótica epidemiológica, possa ter eficácia na contenção da disseminação do vírus. Neste sentido, comunicamos a manutenção das aulas de graduação e pós-graduação em todas as unidades da Rede.

Entretanto, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, e tendo por objetivo evitar a formação de grandes aglomerações, comunicamos a suspensão da realização de atividades de extensão e eventos acadêmicos ou culturais até que sejam demonstradas pelas autoridades de saúde as condições de segurança sanitária para retomada destas ações.

Com relação aos espaços clínicos práticos do aprendizado, estamos adotando todas as medidas necessárias para a proteção de nossos estudantes e docentes, seguindo as premissas do Ministério da Saúde e respeitando as regras recomendadas pela vigilância sanitária.

Higiene

Nossas unidades já adotaram medidas voltadas para o reforço dos serviços de limpeza dos sanitários, salas de aula, equipamentos e espaços de uso comum, com destaque para desinfecção dos locais em que ocorram práticas da saúde, intensificando iniciativas características e recomendadas para a área.

Destacamos que é imprescindível a mobilização de toda a comunidade em torno dos cuidados que devem ser adotados para evitar a transmissão: higienizar as mãos com água e sabonete; evitar tocar os olhos, nariz ou boca; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal e proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar para evitar disseminação de gotículas das secreções.


Campanha Educativa

Seguindo orientações das autoridades sanitárias, e suportada em dados de fontes oficiais, estão sendo publicizadas campanhas de esclarecimento para comunidade acadêmica e corpo de colaboradores sobre o COVID-19, formas de prevenção e propagação do vírus.

Considerando o cenário atual, a Rede UniFTC recomenda respeitosamente aos estudantes, professores e demais funcionários que apresentem sintomas de gripe, dor no corpo ou febre, que procurem os serviços de saúde para receberem a orientação adequada e permaneçam em seus domicílios.

Nos casos de afastamento preventivo ou por recomendação médica:

·       Quanto aos estudantes, informamos que não serão computadas as ausências no período, conforme portaria específica da unidade de ensino que dispõe sobre as recomendações e esclarecimentos acerca da pandemia do COVID-19.

·       Quanto aos colaboradores docentes, os casos deverão ser comunicados por via eletrônica diretamente às coordenações dos cursos em que leciona.

·       Quanto aos colaboradores administrativos, as comunicações deverão ser direcionadas às lideranças imediatas.

[Rede UniFTC][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]