Consciência Negra: curso de Psicologia da UniFTC de Jequié realiza Roda de Conversa sobre filme ‘Preciosa’

O curso de Psicologia da Faculdade UniFTC de Jequié realizou neste sábado, 18, uma roda de conversa para discutir o filme ‘Preciosa’, com objetivo de alertar sobre o Dia da Consciência Negra. O evento contou com a participação da psicóloga Isadora do Carmo, que também é mestranda do Programa de Relações Étnicas e Contemporaneidade. O evento aconteceu no auditório da clínica escola de Psicologia.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da instituição de ensino, Cattiúscia Bromochenkel, o filme ‘Preciosa’ foi escolhido justamente por abordar diversas situações relacionadas a questões raciais.“Para além das questões raciais, o filme aborda ainda a gordofobia, a negligência familiar, abuso sexual entre outras demandas sociais”.

O filme conta a história de Claireece “Preciosa” Jones, que, aos 16 anos, engravida de seu próprio pai pela segunda vez. Ela que não sabe ler nem escrever e sofre abuso constante nas mãos de sua mãe. A personagem vê uma chance de mudar de vida quando ela tem a oportunidade de ser transferida para uma escola alternativa. Sob a orientação firme e paciente de sua nova professora, a Sra. Rain, Preciosa começa a viagem da opressão para autodeterminação.

Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no país em 20 de Novembro. Criado em 2003, a data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

A data, dentre outras coisas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira e possibilita movimentos de debate como a Roda de Conversa realizada pela UniFTC.