Dia Nacional do Patrono da Construção Civil foi celebrado na UniFTC de Vitória da Conquista com oferta de cursos gratuitos para os alunos

Dia Nacional do Patrono da Construção Civil foi celebrado na UniFTC de Vitória da Conquista com oferta de cursos gratuitos para os alunos

Com o objetivo de oportunizar o desenvolvimento de habilidades voltadas à leitura e compreensão de projetos de engenharia para os alunos de Engenharia Civil do Centro Universitário de Vitória da Conquista, o Colegiado do curso aproveitou a data de comemoração do Dia Nacional do Patrono da Construção Civil e dos Profissionais da área, celebrado dia 25 de outubro, e realizou gratuitamente uma programação de cursos educativos para a comunidade acadêmica. 

Dois professores ministraram os encontros que aconteceram na última semana do mês de outubro. No dia 23, o tema abordado para os alunos foi ‘Leitura e Interpretação de Projetos de Engenharia – Projetos Arquitetônicos’, conduzido pelo docente Emílio Augusto de Queiroz Velois. O evento continuou na quarta, 27, com a presença do professor da UniFTC Philipe Prado, que falou sobre a ‘Lei de Uso e Ocupação do Solo e sua influência na legalização de Projetos’.

A Lei de Uso e Ocupação do Solo aborda as normas gerais para o crescimento ordenado, equilibrado e sustentável da cidade. “É importante que o profissional da área tenha conhecimento sobre o que está definido nela, pois existem os princípios e orientações para a utilização e ocupação do espaço urbano, com o objetivo maior de garantir o desenvolvimento organizado do município”, argumentou o professor da UniFTC e palestrante Philipe Prado. 

De acordo com o estudante Gilmar Lima dos Santos, o momento foi de muito aprendizado. “O curso trouxe para minha carreira uma compreensão melhor sobre a Lei de Uso e Ocupação do Solo, assim como um enriquecimento sobre o conteúdo da Legislação de Projetos”, afirmou. Já em relação à importância do debate, Gilmar destacou que a discussão acerca do assunto foi de suma importância. “Uma vez que, como estudante de Engenharia Civil, faz-se necessário entender o assunto em pauta e compreender como funciona todo o mecanismo”, explicou. 

Frederico Gomes de Carvalho Silva, aluno de Engenharia Civil da UniFTC, disse que o momento foi muito produtivo e importante para agregar conhecimento. “A parte de legalização e regularização de imóveis representa uma boa área de atuação para os recém-formados, por isso a aula foi de extrema importância”, registrou.

O tema ministrado possibilitou a redução de dúvidas quanto às atividades desempenhadas pelo profissional, bem como aprender o que o mesmo pode exercer no mercado, opinou a aluna Edna Reis de Jesus. “Entendi que muitas informações antes do início da construção é de responsabilidade do engenheiro passar para o cliente, e o que vemos na prática são dificuldades nas construções por falta de instrução, na qual geram problemas para o proprietário e para os vizinhos”, comentou. 

“Os cursos proporcionam um aprendizado mais profundo, fortalecendo o conhecimento dado em sala de aula. A importância do tema de hoje é justamente para fazermos nossas obras seguindo a legislação”, falou o futuro engenheiro civil, David Rocha da Silva.

Para Ludmila Carvalho de Oliveira Takada, a palestra foi excelente. “Tema muito pertinente, bem explicado, com certeza movimentei mais conhecimento. Uma ação extremamente necessária para o desenvolvimento de minha formação como futura engenheira”, encerrou.