Estudantes da Unesulbahia participam da produção de pesquisa apresentada no XX Simpósio Internacional de Fisioterapia

Estudantes do curso de Fisioterapia da Unesulbahia, faculdade da Rede UniFTC em Eunápolis, estiveram presentes no processo de produção de uma pesquisa sobre terapia intensiva no cenário pandêmico. O estudo foi apresentado no XX Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, o maior evento da especialidade, que aconteceu em Florianópolis.

A pesquisa “Avaliação dos postos de trabalho do fisioterapeuta na unidade de terapia intensiva durante a pandemia da Covid19” traz uma análise focada nos fisioterapeutas da linha de frente. No total, cinco pessoas participaram do processo, sendo a autoria do texto pertencente ao coordenador Rodrigo Gonçalves dos Santos, juntamente com o professor Silas dos Santos Marques.

Além deles, o desenvolvimento do estudo também contou com a participação dos estudantes Alessandro Jatobá, Jéssica de Oliveira Pereira Marques e Nadja dos Santos Marques.

Durante a produção, os estudantes atuaram no processo de coleta de dados e informações, que contou com a criação de um formulário submetido a 450 profissionais de fisioterapia. “Foi elaborado o texto mediante a temática e a necessidade que a gente tinha de investigar o posto de trabalho do fisioterapeuta. A partir dessa coleta de dados, a gente fez um levantamento estatístico”, relata o coordenador.

Já o professor Silas dos Santos Marques acredita que a pesquisa futuramente será um auxílio para o desenvolvimento de medidas que irão melhorar a qualidade das condições de trabalho. Ele ainda compartilha que “foi um sentimento de satisfação imenso estar participando da produção de conhecimento”

A estudante Nadja dos Santos Marques relata que teve seu primeiro contato com produção de pesquisa científica através da Unesulbahia.

“Participar da realização de uma pesquisa é profundamente gratificante, pois é a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico. E contribuir para a formulação de um resumo para um Simpósio Internacional é muito significativo, pois eventos assim mobilizam e estimulam cada vez mais tanto os profissionais da saúde quanto estudantes da área”, afirma Nadja.

O coordenador Rodrigo também pontua a importância da Unesulbahia neste âmbito, incentivando os professores e alunos na produção de material científico, assim fortalecendo cada vez mais a formação continuada do aluno e do docente e o vínculo com a instituição de ensino superior.