Reafirmando seu compromisso social, a Rede UniFTC, através do Colegiado do curso de Nutrição da faculdade UniFTC de Juazeiro, realizou nesta terça-feira (19), ação solidária com distribuição de sopa para população carente do município. O Movimento do Bem foi comandado pela professora Arianny Amorim e alunos do 7º período em comemoração ao Dia Mundial de Alimentação, celebrado no último dia 16 de outubro. Cerca de 100 moradores de rua receberam a sopa preparada pela turma. 

O objetivo foi desenvolver uma reflexão a respeito da realidade atual da alimentação no Brasil e em Juazeiro. Segundo a professora Arianny, os alunos organizaram a iniciativa comunitária e buscaram parcerias, arrecadando doações de alimentos, como verduras, macarrão, colheres, saquinhos plásticos para conservar os pães, embalagens, etc.  Os alunos também aproveitaram para festejar os 80% do curso. 

O sopão solidário foi preparado pela turma no laboratório de Técnica e Dietética da UniFTC de Juazeiro. Foram utilizadas técnicas de conservação de alimentos e cuidados necessários para perdas mínimas de nutrientes. Em seguida, o importante elemento da Gastronomia foi distribuído de forma segura e seguindo os protocolos para evitar a disseminação da Covid-19, para pessoas em situação de vulnerabilidade social em alguns pontos da cidade. 

Um dos focos da ação foi levar alento, cuidado e atenção, garante a professora. “É importante ver a presença e engajamento dos estudantes. A Rede UniFTC é uma instituição que prioriza a responsabilidade social, e nosso propósito é incentivar atividades como esta e levar esse sentimento de amparo e amor ao próximo ao corpo acadêmico”, ressaltou  Arianny Amorim. 

Os alunos falaram da felicidade de poder minimizar a fome e desigualdade social. De acordo com a aluna Ester Arraes, o ato trouxe muito aprendizado e reflexão. “Alimentação é vida e saúde. É tão bom fazer o bem sem olhar a quem. Dar vida e saúde à sociedade em situação de fragilidade e incapacidade. É gratificante que as pessoas se sintam acolhidas. A comunidade carente precisa do alimento, mas também necessita de atenção. Não é só combater a fome, é dar amor”, desabafou. 

Na oportunidade, Ester elogiou a Rede UniFTC. “É recompensador estudar numa instituição de ensino que veste a camisa da Responsabilidade Social. Estou muito satisfeita pelo apoio. Em Movimento pelo Bem sempre”, finalizou a aluna. 

O movimento solidário foi promovido com o intuito de reduzir a insegurança alimentar, e reforçar a atenção nutricional, diminuindo a fome de muitas pessoas, completa a professora do curso de Nutrição da UniFTC de Juazeiro, Arianny Amorim. “Tivemos todo cuidado microbiológico na produção da sopa e armazenamento. Ela foi entregue aos moradores de rua assim que ficou pronta, bem quentinha e saudável. Elaboramos uma sopa com muitos nutrientes, vitaminas e proteína”, explicou.  

A estudante Pamella Jacqueline dos Santos disse que aprendeu durante o curso de Nutrição que a saúde é um direito de todos e dever do Estado. “Este artigo da Constituição vem só confirmar que a alimentação também é direito de todos. Infelizmente em nosso país muitas pessoas vivem situação difícil. E se cada um fizer sua parte, podemos mudar o cenário do Brasil”, argumentou. 

Como estudante da UniFTC compreendi a importância de compartilhar um pouco o que temos. A nutrição vai muito além de um prato de comida. É essencial nutrir,cuidar, promover saúde, proteger e compartilhar um pouco de amor. No meu coração só gratidão por esse movimento da UniFTC de Juazeiro”, conclui Pamella.