Estudantes de Medicina da UniFTC podem se voluntariar em projeto de combate ao Coronavírus

Estudantes do  9º ao 12º semestre de Medicina da UniFTC podem se voluntariar para uma força-tarefa criada por diversas instituições de ensino e pesquisa com o intuito de minimizar os impactos do Novo Coronavírus (COVID-19) na Bahia. Trata-se do Disque Coronavírus 155, que tem como proposta criar uma central, via web e telefone, para atuar nas orientações à população e triagem de casos suspeitos.

A iniciativa é coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a UniFTC e outras instituições públicas e privadas do estado. Haverá ainda integração com as secretarias de Saúde dos municípios baianos.

O projeto está recebendo inscrições de estudantes que estão, preferencialmente, na fase do internato. Os voluntários precisarão cumprir uma carga horária mínima de 12 horas semanais e 4h em finais de semana alternados. Até as 21h de quinta-feira, mais de mil estudantes já haviam se candidatado.

“Tentando antever a sobrecarga de uso dos serviços de saúde pública, tentou-se utilizar de conhecimentos inovadores para coordenar ações de informação à sociedade no que diz respeito a orientações concretas sobre quando o usuário deve procurar o serviço de saúde em caso de contato com pessoas infectadas ou pessoas que apresentam sintomas”, explica o médico e professor Aquiles Camelier, representante da UniFTC na iniciativa.

Com essa justificativa, a ação deve reduzir o deslocamento desnecessário de pessoas que suspeitam estar com Coronavírus para unidades de atendimento de saúde, diminuindo assim a possibilidade de contaminação comunitária. Apenas os casos mais graves serão encaminhados para receber atendimento presencial. Estão previstos 1.440 atendimentos por dia, por meio de ligações gratuitas e mensagens por aplicativo.

“A UniFTC abraçou a ideia e terá uma participação significativa”, destacou Camelier, que é coordenador do pilar de Clínica Médica do curso de Medicina do Centro Universitário.

Os interessados podem se credenciar através de formulário de inscrição disponível na internet. Todos os selecionados passarão por treinamento orientado por médicos professores da UFBA e Fiocruz.