Perguntas, troca de experiências, aprendizado e muito movimento, foi assim que o colegiado do curso de Nutrição da Faculdade UniFTC de Juazeiro comemorou o Dia do Nutricionista e promoveu o  II Encontro de Nutrição do Vale do São Francisco, na última quarta-feira, 01, no auditório da Instituição. O evento foi gratuito e reuniu os estudantes de Nutrição da faculdade. Na programação, uma roda de conversa, com a nutricionista e coordenadora do setor de Nutrição do Hospital Regional, Marina Marcia Magalhaes de Andrade, que falou sobre o tema Preparação nutricional, pré e pós operatório em cirurgia bariátrica. 

Para a aluna do 5º período, Yasmin Muniz, a iniciativa foi positiva e acrescentou muita informação para sua futura atuação na área. “É importante enaltecer o nutricionista e valorizar o profissional na sociedade. O tema da cirurgia bariátrica ainda é polêmico e não está clara a posição do nutricionista neste processo de acompanhamento contínuo, tanto no pré como pós-operatório. Uma área que pretendo levar para minha carreira. O nutricionista não prescreve apenas dieta, ele é um profissional de suma importância para o sucesso da bariátrica e manutenção da vida do paciente, promovendo mais qualidade de vida. A UniFTC teve esta preocupação e está de parabéns”, falou.   

Rafael Xavier, estudante do 7º período do curso de Nutrição, elogiou o evento. “Um olhar diferenciado para aprender mais e saber com segurança onde podemos atuar profissionalmente. A avaliação pré-operatória dos pacientes candidatos a cirurgia deverá ser realizada por equipe multidisciplinar, com participação ativa do nutricionista que apresenta um programa alimentar de baixa caloria para redução do peso. Os pacientes precisam ter acesso a informações sobre os benefícios, identificar e tratar deficiências nutricionais e minimizar o risco cirúrgico. Sempre é muito bom movimentar conhecimento”, disse. 

O evento contou ainda com a participação das professoras Aline Soares, Arianny Amorim e Tuane Carvalho que trouxeram para os estudantes uma perspectiva sobre o mercado de trabalho e o leque de possibilidades para atuação dos profissionais de Nutrição. 

Trazer novas dinâmicas, conceitos e atualizar os nossos alunos em relação a área foi o objetivo do evento. “Um debate rico de informações para fazer o diferencial na formação acadêmica dos estudantes. O evento foi híbrido. O primeiro momento foi em rede e o segundo presencial envolvendo os nossos alunos e trazendo-os para a faculdade de forma gradativa. Estamos retornando aos poucos e seguindo todos os protocolos de segurança para evitar a proliferação do coronavírus”, informou a coordenadora Sibery dos Anjos.