Estudantes de Nutrição da UniFTC de Juazeiro participam de encontro em comemoração ao Dia do Nutricionista

Estudantes de Nutrição da UniFTC de Juazeiro participam de encontro em comemoração ao Dia do Nutricionista

Perguntas, troca de experiências, aprendizado e muito movimento, foi assim que o colegiado do curso de Nutrição da Faculdade UniFTC de Juazeiro comemorou o Dia do Nutricionista e promoveu o  II Encontro de Nutrição do Vale do São Francisco, na última quarta-feira, 01, no auditório da Instituição. O evento foi gratuito e reuniu os estudantes de Nutrição da faculdade. Na programação, uma roda de conversa, com a nutricionista e coordenadora do setor de Nutrição do Hospital Regional, Marina Marcia Magalhaes de Andrade, que falou sobre o tema Preparação nutricional, pré e pós operatório em cirurgia bariátrica. 

Para a aluna do 5º período, Yasmin Muniz, a iniciativa foi positiva e acrescentou muita informação para sua futura atuação na área. “É importante enaltecer o nutricionista e valorizar o profissional na sociedade. O tema da cirurgia bariátrica ainda é polêmico e não está clara a posição do nutricionista neste processo de acompanhamento contínuo, tanto no pré como pós-operatório. Uma área que pretendo levar para minha carreira. O nutricionista não prescreve apenas dieta, ele é um profissional de suma importância para o sucesso da bariátrica e manutenção da vida do paciente, promovendo mais qualidade de vida. A UniFTC teve esta preocupação e está de parabéns”, falou.   

Rafael Xavier, estudante do 7º período do curso de Nutrição, elogiou o evento. “Um olhar diferenciado para aprender mais e saber com segurança onde podemos atuar profissionalmente. A avaliação pré-operatória dos pacientes candidatos a cirurgia deverá ser realizada por equipe multidisciplinar, com participação ativa do nutricionista que apresenta um programa alimentar de baixa caloria para redução do peso. Os pacientes precisam ter acesso a informações sobre os benefícios, identificar e tratar deficiências nutricionais e minimizar o risco cirúrgico. Sempre é muito bom movimentar conhecimento”, disse. 

O evento contou ainda com a participação das professoras Aline Soares, Arianny Amorim e Tuane Carvalho que trouxeram para os estudantes uma perspectiva sobre o mercado de trabalho e o leque de possibilidades para atuação dos profissionais de Nutrição

Trazer novas dinâmicas, conceitos e atualizar os nossos alunos em relação a área foi o objetivo do evento. “Um debate rico de informações para fazer o diferencial na formação acadêmica dos estudantes. O evento foi híbrido. O primeiro momento foi em rede e o segundo presencial envolvendo os nossos alunos e trazendo-os para a faculdade de forma gradativa. Estamos retornando aos poucos e seguindo todos os protocolos de segurança para evitar a proliferação do coronavírus”, informou a coordenadora Sibery dos Anjos.