Estudantes e professores da FTC participam de ação social em comunidade de Salvador

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Colocar em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula e, sobretudo, exercitar a responsabilidade social, um dos pilares da Rede FTC, foi o que movimentou professores e alunos da Instituição a levar, no último sábado (21), diversos atendimentos gratuitos à comunidade de Vale dos Lagos, em Salvador. A iniciativa aconteceu durante a Ação de Responsabilidade Social, realizada pela Paróquia Divino Espírito Santo, no último sábado (21).  A participação da FTC Salvador acontece em adesão à Semana de Responsabilidade Social, campanha realizada em todo país pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES).

Cerca de 2 mil pessoas foram atendidas por estudantes e professores dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Biomedicina e Educação Física na comunidade. O evento contou ainda com a presença do Núcleo de Carreiras da FTC, que realizou palestra e orientação sobre postura profissional e a forma correta de elaborar o currículo.

Para Ruana Pinheiro, a ação facilitou a vida dos moradores do bairro e adjacências. “Eu acho que é bom porque tem gente que não tem condições de se locomover, de conseguir ir para lugares distantes, e aqui é mais fácil, mais acessível para as pessoas conseguirem passar pelos atendimentos, principalmente aquelas que não tem condições de pagar. Ter a chance de ser atendido já é uma sorte, ser bem atendido e de graça é uma dádiva”, declara ela.

Os atendimentos foram programados para iniciar às 8h, mas desde às 6h uma longa fila já se formava no portão de entrada da Paróquia. Para Gabriela Leite, moradora da região, a ação foi positiva e ficará na lembrança. “O acesso foi muito fácil, foi bem organizado, principalmente para uma ação social. Achei incrível! Além de uma atitude muito bonita, muito bacana, já que nem todo mundo aqui tem condições de pagar atendimentos que foram feitos hoje e eles disponibilizarem isso para gente, de forma gratuita, foi ótimo”, afirmou ela que participou pela primeira vez da ação no bairro.

De acordo com o Diretor Geral da FTC – Paralela, Edilson Barbuda, participar de um evento como esse reforça o comprometimento da Instituição com a comunidade e com os alunos por permitir que eles exercitem a teoria aprendida nas salas de aula. “Estamos todo o tempo realizando interações com as comunidades que estão próximas de nós, quer seja nos atendimentos realizados nas Clínicas-escolas e Núcleo de Práticas Jurídicas que estão dentro da FTC, quer seja em eventos desse porte que extrapolam os muros das salas de aula e fortalecem as práticas das profissões aliadas às teorias acadêmicas. A responsabilidade social é o que nos orienta e nos torna o que somos hoje, movimentamos nossas ações, cuidamos com respeito e empatia, nos preocupamos com o outro”, reforça o diretor.

Filadélfia Marques, estudante do curso de Enfermagem da FTC e participante do projeto Anjos da FTC que atua em hospitais como o Martagão Gesteira, levando orientação aos pacientes e familiares de forma lúdica, também reforçou a grandeza do evento. “A sala de aula é importante porque temos a teoria, mas vivenciar é gratificante, no sentido que a gente traz alegria para o próximo, para pessoas carentes que não podem estar no dia a dia se beneficiando disso, seja nas brincadeiras, na parte lúdica, seja nos demais atendimentos”, disse.

A Semana de Responsabilidade Social da FTC segue incentivando a cidadania e promovendo serviços importantes para toda a sociedade. Nos dias 26, 27 e 28 de setembro, as ações da campanha serão realizadas no novo Campus Lapa, das 9h às 17h, onde alunos e professores da FTC Centro (Lapa e Comércio) se reúnem para oferecer atendimentos gratuitos para o público. As ações sociais se estendem a todas as unidades do grupo educacional, localizadas em outras seis cidades da Bahia, Petrolina e São Paulo. Juntas, as unidades devem oferecer cerca de 10 mil atendimentos gratuitos à população. “As ações pontuais desenvolvidas no bojo da Semana de Responsabilidade Social só reforçam o compromisso perene da Rede FTC com a prestação de serviços às comunidades e com a formação humanística e ética dos nossos alunos”, destaca o Presidente da Rede FTC, William Oliveira.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]