Ciências Contábeis

A área de Ciências Contábeis prepara o profissional para gerir e organizar a parte financeira de empresas, controlando despesas, receitas, investimentos e lucros.

Sobre o curso

A graduação em Ciências Contábeis capacita os alunos para atuar diretamente com a organização financeira de pessoas físicas ou mesmo de empresas e organizações. O profissional de contabilidade fica responsável por manter o controle do patrimônio e tudo o que envolve a área financeira, garantindo que a documentação e toda a parte de finanças esteja dentro da legislação vigente, evitando irregularidades.

Para que ele possa desenvolver suas atividades, o estudante de Ciências Contábeis tem acesso a diversas disciplinas que demonstram conceitos básicos e gerais de Economia, Matemática Financeira, Teorias da Administração, Ciências Sociais, Estatística. Mas também tem acesso aos conteúdos específicos da profissão, como: Orçamento Público, Perícia, Controladoria e tantas outras.Durante sua formação, o aluno desenvolve todas as competências necessárias para se capacitar e ingressar no mercado de trabalho, sendo capaz de organizar e executar os planejamentos e as operações contábeis.

Ato regulatório

Salvador – Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 267 de 3 de abril de 2017

Salvador EAD – Portaria de Autorização nº 337 de 18 de maio de 2018

Como é a faculdade de Ciências Contábeis?

O curso de Ciências Contábeis é do tipo bacharelado, ou seja, prepara o profissional para atuar em diversos segmentos. Nos primeiros semestres do curso, há um foco maior nas disciplinas gerais, como Sociologia, Direito e Administração. Mas a grade curricular do curso também conta com disciplinas técnicas e específicas, como as de Teoria da Contabilidade, Controladoria e Planejamento.
Na UniFTC, o curso de Ciências Contábeis busca também garantir que esse futuro profissional de contabilidade adquira uma visão estratégica e esteja preparado para as demandas e desafios do mercado de trabalho atual. Com esse cenário, pautado nas novas tecnologias, é preciso uma qualificação diferenciada.
Por isso, além de se certificar que o curso cumpra todas as exigências do Ministério da Educação, (MEC) a UniFTC promove capacitações constantes e disponibiliza toda uma estrutura para uma formação mais completa.

Qual a duração do curso de Ciências Contábeis?

O curso de Ciências Contábeis possui:

Duração total de 4 anos Sua matriz curricular é realizada em 8 semestres

Mercado de Trabalho

Seja empreendendo ou dentro de organizações públicas ou privadas, o profissional de Ciências Contábeis sempre vai encontrar espaço no mercado de trabalho. Além de ter uma demanda alta, a profissão também conta com um alto índice de empregabilidade.

Isso acontece porque o contador é responsável basicamente por toda a movimentação financeira de uma empresa. É esse profissional que garante maior controle dos processos que envolvem a parte econômica e também cuida de toda a documentação e legislação.

Com esse novo cenário, em que muitas pessoas estão empreendendo e investindo mais, o contador também atua como um consultor, auxiliando pessoas físicas. Ele mesmo pode empreender e optar por trabalhar de forma autônoma.

São diversos nichos e possibilidades que podem ser exploradas, que vão desde auditoria, tesouraria, controladoria, gerenciamento de micro e pequenas empresas até consultoria particular.

Vale lembrar que assim como em outras áreas, o setor contábil também absorveu as tendências tecnológicas, por isso, é importante se atualizar e estar pronto para os novos desafios desse mercado.

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Ciências Contábeis?

O mercado de trabalho para o profissional de Ciências Contábeis exige uma formação que rompe com a proposta unidimensional de aprendizagem. Cada vez mais pode-se perceber que aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos e expandi-los, são os que se destacam.

É claro que os conhecimentos básicos e gerais são necessários, mas quem vai além e explora outras áreas, aprendendo a agregar diferentes saberes, consegue se adaptar em todos os setores de forma eficiente.

Hoje em dia, o mercado de trabalho também exige que o profissional tenha uma formação humana, senso de responsabilidade, ética, compromisso e seriedade com a profissão que exerce, até porque, o contador lida diretamente com operações financeiras, contratuais, legislativas e de todo o patrimônio da empresa. Erros nessa atividade podem gerar problemas graves nas instituições como multas ou processos.

Outra exigência comum, é que este profissional esteja atento às novas tecnologias e às atualizações da área, pois, assim como as demais, a era digital tem causado impactos e modificado a forma de trabalho em todos os setores. A Inteligência Artificial e a Robótica são exemplos deles. Essas ferramentas permitem que as principais atividades do setor contábil sejam desenvolvidas de forma automatizada, mudando a rotina no escritório de contabilidade.

Quais são as principais competências e habilidades do profissional de Ciências Contábeis?

De acordo com o MEC, o profissional contábil deve apresentar habilidades e competências mínimas, como:

Compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização;
Apresentar pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas;
Revelar capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação;
Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;
Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.

Também é importante que esse profissional tenha:

Afinidade com programas de automação contábil
Boa gestão e proatividade
Formação contínua
Visão empreendedora
Capacidade para liderar equipes e trabalhar em conjunto

Áreas de atuação

Como bacharel em Ciências Contábeis, você pode atuar como autônomo, fazer parte de uma empresa, investir em uma carreira pública, optar pela docência, ensinando em universidades ou cursos técnicos ou trabalhar como um profissional liberal também, criando a sua própria organização. Entre as principais áreas de atuação estão:

Auditoria Contábil
Perícia Contábil
Planejamento Tributário
Controladoria
Auditoria Fiscal
Contabilidade

Onde o profissional de Ciências Contábeis pode trabalhar?

O profissional de Ciências Contábeis pode trabalhar:

No setor público (prefeituras, secretarias, conselhos regionais, câmaras municipais)

Receita Federal
Tribunal de Contas
Ministério Público
Perícia Contábil

No setor privado (empresas)

Gestão
Cargos de diretoria
Controladoria
Contabilidade gerencial de empresas
Consultoria Financeira

No setor de ensino

Professor de cursos técnicos
Docente em cursos profissionalizantes
Docente no Ensino Superior (mas é necessário uma especialização)

Empreendedorismo

Ter um escritório de contabilidade

Ensino de Qualidade

No curso de Ciências Contábeis da Rede UniFTC o aprendizado vai muito além do conhecimento técnico e teórico. Além de todo o arcabouço inerente à prática profissional, o estudante consegue desenvolver uma visão geral e estratégica, sendo capaz de orientar todas as estratégias empresariais e prestar assessoria para a organização.

O profissional contábil formado pela UniFTC se torna uma referência, pois o currículo da instituição é atualizado e compatível com as expectativas do mercado de trabalho. A instituição também garante que os alunos tenham diversas experiências, enriqueçam seus currículos através de vivências profissionais, possui uma metodologia que utiliza situações reais, consegue integrar teoria e prática por meio de simulações empresariais e garante que o estudante esteja preparado para lidar com a prática da profissão.

A UniFTC também promove diversas parcerias importantes para o exercício da profissão, possui Laboratórios de Práticas Contábeis, estimula e facilita o desenvolvimento projetos em Ciências Contábeis, proporciona atividades de pesquisa e extensão, oficinas práticas, traz palestrantes especialistas na área para compartilhar novos conhecimentos e aplicações com frequência e além disso, também conta com um corpo técnico e docente extremamente qualificado.

Pautado na ideia de Interprofissionalismo, o curso de Ciências Contábeis da UniFTC possibilita a relação com outras áreas do conhecimento, visando formar Profissionais do Futuro, que ultrapassam os limites do seu campo de atuação e têm a facilidade de aplicar métodos e técnicas de outras áreas na sua profissão.

Estrutura do Futuro

Viabilizar uma estrutura que garanta a formação complementar de seus estudantes é uma das marcas de uma instituição de qualidade. Na UniFTC, em cada unidade em que o Curso de Ciências Contábeis é ofertado, os alunos podem contar com todo o tipo de suporte necessário para aproveitar todas as oportunidades de aprendizagem durante o curso.

Em Salvador, o curso dispõe de um Laboratório de Ciências Contábeis, onde são realizadas oficinas práticas e diversas atividades. A unidade também conta com um Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, possui parceria com órgãos importantes, como o da Receita Federal e está a todo o tempo comprometida com a qualidade do ensino, por isso, oferece atualizações com experiências inovadoras nas áreas de Contábeis, no setor Tributário e do Departamento Pessoal.

Em Eunápolis, o estudante também pode contar com uma grande infraestrutura, composta por Laboratórios de Práticas contábeis, onde são realizadas diversas atividades, além do estágio supervisionado.
O espaço também possibilita a realização de seminários, atividades de extensão, atendimento gratuito ao público de baixa renda e muito mais. Para complementar a formação, os discentes da unidade podem ter mais oportunidades de carreira através das parcerias com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Em Feira de Santana, o curso de Graduação de Ciências Contábeis também conta com diferenciais, como: visitas técnicas, laboratórios de informática equipados com sistema contábil, um Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, desenvolvimento de vários projetos, oficinas de capacitação técnica e profissional, além de ter um corpo docente formado por mestres e especialistas na área contábil.

Diferenciais

Na UniFTC, a graduação em Ciências Contábeis tem o compromisso de formar contadores com uma visão estratégica, antenados às novas tecnologias, além de prepará-los para enfrentar os desafios que o mercado apresenta, pautando suas ações na ética, na moral, no respeito e na transparência.

Laboratório de Ciências Contábeis

O Laboratório de Contabilidade é um espaço acadêmico que possibilita a interação entre teoria e prática profissional. Com equipamentos de informática com programas específicos da área contábil, essa estrutura permite o desenvolvimento de vários projetos, mas principalmente vivenciar a rotina do contador, através do assessoramento de instituições parceiras.

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal também é um dos diferenciais da Universidade. Nesse espaço são realizadas diversas atividades, como oficinas, seminários, projetos de extensão, mas também é um espaço de prática profissional, com atendimento ao público por meio do convênio em parceria com a Receita Federal.

Centro de Carreiras

O recém-graduado da UniFTC também recebe suporte do Centro de Carreiras, um recurso que orienta alunos e egressos e facilita sua inserção no mercado de trabalho. O Centro de Carreiras é um espaço em que há orientação profissional, estruturação de currículos e diversos serviços gratuitos que oferecem mais chances de empregabilidade.

Coordenação do Curso

Salvador e Feira de Santana

Profa. Jucicleide das Merces Nascimento Santos

  • Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Especialista em Economia Financeira e Análise de Investimento
  • Especialista em Docência do Ensino Superior
  • Mestre em Tecnologias Aplicáveis à Bioenergia.