FTC Itabuna completa 17 anos com investimentos constantes na qualidade do ensino

A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) em Itabuna completou 17 anos, dia 11 de setembro, e há muito para comemorar. A Instituição de Ensino Superior (IES) foi e continua sendo um marco referencial no ensino superior de qualidade da rede privada no Sul da Bahia. Significou um dos mais importantes empreendimentos feitos na cidade, no início do século XXI, já graduou 6.255 profissionais nas áreas das Ciências Humanas, Exatas e de Saúde. Na Pós-Graduação são, aproximadamente, 1.400 outros profissionais em 37 diferentes cursos de especialização.

A implantação da FTC Itabuna também provocou impacto na economia da cidade que, desde o final de década de 80, sofria as consequências da crise da lavoura cacaueira. Com a faculdade, houve uma rápida expansão imobiliária, o

que atraiu estudantes e profissionais de diversas cidades de outras regiões do estado. Nesse contexto, a FTC foi também precursora no que diz respeito a ações de responsabilidade social desenvolvidas por Instituições de Ensino Superior, com o propósito de aproximar das mais diversas realidades regionais o conhecimento fomentado com seus alunos em sala de aula. As atividades passaram a atingir, principalmente, as comunidades mais carentes, cujas políticas públicas governamentais não conseguem atender às demandas reprimidas pelas garantias de direitos, a exemplo da saúde e do acesso à Justiça.

Aliando teoria e prática, a FTC contabiliza importantes parcerias com instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e religiosas na promoção de serviços ofertados gratuitamente à população, inclusive em eventos como o “Dia da Responsabilidade Social” e o “Mutirão do Diabetes”. Neste aspecto, a faculdade já registrou mais de 30 mil atendimentos, desenvolvendo projetos de qualificação profissional, inclusão digital, faculdade sem muros e direitos das minorias, casamento coletivo, psicologia na comunidade, educação ambiental, além de diversas ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida e promoção da saúde.

Qualidade do Ensino

A qualidade é o diferencial do ensino ofertado pela FTC nestes 17 anos. Para alcançar excelência, a Faculdade investe, constantemente, na formação continuada do seu corpo docente. Além disso, aposta em novos métodos e práticas acadêmicas, a exemplo do Currículo por Competências, que está em fase de implantação na Rede FTC há três anos e tem proporcionado a inserção de metodologias ativas e a criação de salas invertidas no processo de ensino e aprendizagem.

A instalação do Centro de Carreiras, onde serão desenvolvidos programas de relacionamento com alunos para inserção em estágios, de relacionamento com egressos para a empregabilidade e de relacionamento com o mercado para a integração é outro ponto importante do ponto de vista das inovações.

Para alcançar excelentes resultados, a FTC tem investido, também, na melhoria e ampliação da sua sede, que funciona, há quase duas décadas, onde era o Centro Administrativo Municipal. Com a crescente demanda pelos cursos e pela qualidade do ensino, foi necessária, ainda, a ampliação dos espaços, melhoria dos laboratórios de saúde, implantação de laboratórios de Fisioterapia e Odontologia.

Atualmente, a unidade FTC Itabuna conta com o campus I (sede), campus II e três anexos, incluindo o Núcleo de Atendimento Integrado à Saúde (Nais) que funciona como Clínica Escola para os cursos de Psicologia e Nutrição. Em breve, passará a contar com a Clínica de Fisioterapia. No campus II, foram implantadas 16 novas salas, a Pré-Clínica de Odontologia com equipamentos de imagiologia, inclusive aparelhos digitais de Raio-X.

Neste ano de 2018, mais de R$ 1,3 milhão já foram investidos em melhorias que incluem: a modernização dos elevadores; requalificação de salas de aula e laboratórios; pintura interna e externa do campus-sede; instalação de 41 novos aparelhos de ar-condicionado; aquisição de mais de 900 carteiras destinadas às salas de aula e setores administrativos; 40 novos computadores para laboratórios de informática, bem como compra e instalação de 20 novos equipamentos multimídias (datashow).

Ainda estão previstas a requalificação do auditório da faculdade e a ampliação do Núcleo de Práticas Jurídicas (Nupraj) que, anualmente, gera mais de 1.200 atendimentos jurídicos, em parceria com a Justiça Federal (Posto Avançado da Justiça Especial Federal) e o Tribunal de Justiça da Bahia (Balcão de Justiça e Cidadania). Para 2019, novos investimentos estão programados, a exemplo da implantação das clínicas de Odontologia, de Fisioterapia e de Medicina Veterinária.