FTC Petrolina promoveu Papo de Startup para graduandos de todos os cursos

O Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (NITE) da FTC do Vale do São Francisco realizou a palestra “Inovação e empreendedorismo: Papo de Startup” na última sexta-feira (31). A atividade, realizada com apoio do Sebrae, teve como objetivo apresentar técnicas para desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio.

A Consultora e Orientadora Empresarial Simone Pires ministrou as noções básicas para a criação de uma startup que, em tese, é uma ideia incipiente que precisa ser impulsionada. Ela mostrou aos alunos como a cultura startup pode inspirar empresas e profissionais dos mais diversos setores. “É importante ressaltar que todo mundo é empreendedor. Quando gerimos a nossa vida, nosso dinheiro e até mesmo o relacionamento com outras pessoas, estamos atuando com gestão. Vendemos a nossa imagem o tempo todo”, enfatizou Simone.

Para a aluna Mitchaelle Ammando Sá, do 5º período noturno de Engenharia Civil, a palestra foi esclarecedora, principalmente para ela que deseja ser dona do próprio negócio. “Como futura engenheira, penso em investir em meu negócio. Acredito que é a vontade de muitos após se formar, por isso essa palestra sanou dúvidas e impulsionou essa vontade”, declarou Mitachaelle.

A orientadora Simone Pires ainda ressaltou que atualmente o conceito de uma Startup já faz parte da grade escolar e formação de alunos do ensino médio, desenvolvendo o empreendedorismo e fomentando a inovação. Para o coordenador do NITE da FTC Petrolina e Juazeiro, Gláucio Bessa, é importante fomentar o empreendedorismo estudantil logo no início do curso. “Assim, os nossos alunos estarão focados no mercado e nas demandas tecnológicas, que aumentam a cada dia. Essa foi a primeira palestra do ciclo de eventos com o Sebrae, faremos palestras e oficinas a cada mês, até novembro”, ressaltou.

As próximas palestras e oficinas do ciclo vão ser, oficina “Design Thinking”, no dia 13 de setembro, oficina “Marketing Digital”, dia 04 de outubro e a palestra, “Empreendedorismo e Comportamentos Empreendedores”, dia 08 de novembro, sempre das 19h às 22h no auditório da FTC Petrolina.