FTC Salvador sedia a 1ª Jornada Baiana de Controle de Infecções em maternidades

FTC Salvador sedia a 1ª Jornada Baiana de Controle de Infecções em maternidades

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Na manhã da segunda-feira (20), o auditório Astor Pessoa da FTC Salvador abriu as portas para a 1ª Jornada Baiana de Controle de Infecções em Maternidades, promovida pela Maternidade Professor José Maria de Magalhães Netto. O evento, que aconteceu das 08h às 18h, reuniu mais de 200 participantes entre profissionais e estudantes da área da Saúde.

Na abertura, as palavras foram do Secretário Estadual de Saúde, Dr. Fábio Vilas Boas, que relatou sobre a importância da preocupação e cuidado com os leitos hospitalares. “É ótimo saber que existe uma preocupação com o controle da infecção hospitalar. Essa responsabilidade perpassa as medidas fundamentais e toda unidade de saúde deve ter”, ressalta Fábio.

Organizador do evento, o médico infectologista Dr. Fernando Hernandez Romero contou que o objetivo do encontro foi promover a discussão sobre as infecções que acontecem dentro das maternidades. “Convidamos pessoas gabaritadas dentro da Bahia para palestrarem e aprendermos junto com eles o que é a saúde materna fetal e como prevenir as infecções que podem ocorrer dentro das maternidades”, explica.

Dr. Fernando também citou os temas mais importantes discutidos durante a jornada. “Entre os destaques temos os temas higienização das mãos e sífilis, que são grandes infecções que precisam ser discutidas e também a mesa redonda que aborda infecções e prevenções de centros cirúrgicos e controle de surtos”, completou o organizador do evento. As palestras “Higienização das mãos: estratégia multimodal e formação de time higiene de mãos”, “Diagnóstico e tratamento no recém-nascido” e “Prevenção de infecção de sítio cirúrgico em parto cesariana” também fizeram parte da programação.

Para a pediatra Lilia Embiruçu, a 1ª Jornada Baiana de Controle de Infecções em maternidades deve servir de alavanca para novas discussões e ampliação do conhecimento. “Eu sugiro inclusive que esse momento seja o marco em relação às maternidades, que a partir daqui possamos fazer de maneira anual, envolvendo todas as maternidades da rede”, disse.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]