Geraldo Rufino fala sobre os desafios de empreender durante Aula Magna da Rede UniFTC

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]A Rede UniFTC preparou uma programação especial repleta de nomes reconhecidos no cenário nacional e internacional para iniciar o segundo semestre. Na última quinta (14) foi a vez do empreendedor e escritor Geraldo Rufino,  que conversou com estudantes, diretores e professores do curso de Ciências Contábeis, Administração e Gestão, sobre suas  experiências como empreendedor. O webinar “O catador de sonhos: empreendendo com otimismo, superação e determinação”, contou um pouco da vida deste empresário que trabalha desde os 8 anos de idade, já faliu 6 vezes e é fundador de uma empresa que fatura mais de R$ 50 milhões por ano.

“Pense num brasileiro apaixonado por esse país. O brasileiro que acredita nesse país é o que esse país tem de melhor. Eu tenho essa vivência e venho sendo feliz nesse país que as pessoas dizem tudo é difícil. Desde pequenininho vejo as pessoas buscando a felicidade, sucesso e a sorte. Eu acredito que eu nasci com sorte e já tinha o sucesso e já nasci rico, só não tinha dinheiro”, definiu Rufino

O empreendedor já lançou dois livros, nos quais aborda temas como positividade e determinação. Para ele este é um dos segredos para o sucesso. “ser pobre não é o problema.. Eu morava naquele barraco de chão batido e minha mãe me dizia que aquilo eu podia mudar. O dia tem 24 horas e ninguém precisa de mais de 8 horas para dormir. É fácil dedicar 12 ou 14 horas pra mudar daquela situação. Não tem pobreza que resista a 14 horas de dedicação” disse ele. Confira aqui a entrevista exclusiva com a UniFTC.

Mentalidade empreendedora

Quando o assunto é ter seu próprio negócio Geraldo Rufino é categórico “Empreendedorismo não é CNPJ” e completa “se você quer empreender comece agora. Mentalidade, jeito de pensar, comportamento de dono e pra isso não precisa de CNPJ, precisa de atitude. Se você está no serviço público, no CNPJ do outro ou desempregado, comece agora. O que você pode fazer para impactar e fazer a diferença na vida do outro?” explica.

E ele faz questão de explicar os primeiros passos de como atingir o sucesso nas vendas, que está diretamente relacionado aos desafios de empreender. Inclusive isso é debatido em treinamentos na universidade de Harvard. Ele afirma que já praticava intuitivamente quando criança. “Em Harvard eles estão ensinando a arte de vender e ser feliz, é tudo uma coisa só. Eu já fazia isso com onze anos. Eu pegava os limões e ria de felicidade de estar tentando e ter a oportunidade de recomeçar. Eu ria e a madame comprava o limão e eu nem falava. Só precisava sorrir e Havard está ensinando isso.” relembra.

Pra encerrar a palestra com chave de ouro, Rufino deixou uma mensagem que serve como ponto de partida para quem quer superar os obstáculos de empreender. “Desde pequenininho estão colocando na nossa cabeça tudo quanto é dificuldade. É difícil ganhar dinheiro, ter sucesso, que no nosso país a política é complicada e a família é complicada. Isso estamos ouvindo desde o início. O tempo todo as pessoas nos colocam as impossibilidades.” alerta. Mas para ele o grande segredo para superar essa enxurrada de negatividade é focar nas oportunidades e ter objetivos “Acreditar em você e buscar um propósito. Não é de onde você veio ou onde você está. Você tem que saber onde você quer chegar. Tem que ter uma direção.” finaliza. [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]