Home office: Descubra como tornar a rotina mais produtiva

Home office: Descubra como tornar a rotina mais produtiva

Estudar ou trabalhar no conforto de casa, sem ter de acordar cedo para pegar transporte público, era o sonho de muita gente. E, de forma inesperada, se concretizou! Devido à pandemia do Covid-19, vários estudantes e trabalhadores estão tendo de encarar essa nova realidade.

E como toda mudança abrupta, o home office também está sendo alvo de críticas. Para algumas pessoas, não têm sido fácil se adaptar, está tudo bem diferente das “mil maravilhas” que imaginavam.  Baixa concentração, produtividade zero, indisposição, procrastinação são algumas das problemáticas que estão tendo de enfrentar.

Para o professor do curso de Administração Eduardo Arêas, o segredo está na organização do tempo. “O importante é que você delimite as atividades, de forma que tenha tempo para a atividade física, para a alimentação correta, para o teletrabalho, para o estudo. Otimizando isso, você vai se sentir muito melhor e vai aproveitar muito mais o tempo”, explica professor.

Para facilitar a demarcação do tempo de cada tarefa, Eduardo recomenda a utilização de algumas ferramentas, como planilhas, bloco de notas e listas.

Outra dica é se preparar para entrar em ação. Isso significa se arrumar como se fosse realmente sair para estudar ou trabalhar. Tomar um banho, colocar uma roupa confortável e adequada. Caso precise participar de alguma videoconferência, já estará preparado. Nada de passar o dia todo de pijama!

Confira mais algumas sugestões: 7 dicas para estudar melhor durante o isolamento social

O ambiente também influencia!  Reserve um espaço que você possa ter privacidade e tranquilidade. O professor do curso de Fisioterapia Vinícius Moraes orienta: “Evite trabalhar em ambientes com pouca luminosidade ou sentado no sofá com o computador sobre as pernas. O ideal é que o mesmo esteja sobre uma mesa e você sentado numa cadeira”.

Além de se atentar a isso, para evitar tensão e dores na coluna e nos ombros,“ faça pausas a cada 30 minutos; mude de postura sempre que se sentir desconfortável; faça alongamentos na musculatura do pescoço, dos braços; caminhe e mantenha-se ativo”, recomenda o professor.

Saiba mais sobre cuidados posturais: Especialista dá dicas para período de home office

Vinícius apresenta ainda um alerta que, segundo ele, é o mais importante de todos: relaxar!  “Sempre que possível medite, ouça música e acredite que somos especiais e que juntos somos mais fortes”.


Veja também: É possível respeitar o distanciamento social com saúde mental?