Instituições de Saúde recebem protetores faciais doados pela UniFTC

Instituições de Saúde recebem protetores faciais doados pela UniFTC

Na manhã desta quinta (04), representantes do Hospital Geral Ernesto Simões Filho e do Martagão Gesteira se reuniram no Centro Universitário UniFTC de Salvador, na Paralela, para receber as doações de 250 protetores faciais conhecidos como Face Shield, equipamento de proteção individual (EPI) utilizado por profissionais de saúde que estão atuando no combate ao novo coronavírus. O Hospital Municipal de Salvador também foi beneficiado com a doação. 

A iniciativa faz parte do Movimento pela Prevenção implementado pela Rede UniFTC, visando promover ações focadas na prevenção, solidariedade e promoção da saúde diante da pandemia mundial da Covid-19. 

“É importante que todos possam fazer a sua parte. Só assim esse momento vai passar e poderemos estar juntos novamente. Essa é a hora de pensar no coletivo, de agregar. E não poderia deixar de participar. Temos certeza que esse movimento pela prevenção ajudará a salvar muitas vidas”, declarou o reitor do Centro Universitário UniFTC de Salvador, Edilson Barbuda.

De acordo com Caio Pereira, representante do Hospital Geral Ernesto Simões Filho, a doação representa a possibilidade de os profissionais continuarem exercendo os atendimentos nas unidades de saúde. “É de suma importância esse trabalho da UniFTC porque contribui com a reposição dos EPI’s, importantes para o trabalho diário dos profissionais que estão diariamente lutando contra o vírus”, disse. 

Para a confecção e montagem dos protetores, a UniFTC contou com a ação voluntária de cerca de 40 pessoas, entre alunos e professores de diversos cursos de graduação, entre eles Sistemas da Informação, Engenharias e Saúde. 

“Nós, da UniFTC, buscamos estar atentos às necessidades da sociedade e também inserir os nossos estudantes nesse contato diário com o que acontece fora dos muros institucionais. Dessa maneira, reunimos nossos estudantes e professores para que pudéssemos exercer a responsabilidade social através do que eles já possuem de conhecimento específico em suas área de atuação”, ressaltou Barbuda. 

Lenaldo Matos, representante do Hospital Martagão Gesteira, parabenizou a inciativa e reforçou a importância da doação. “Para nós que recebemos as doações é sempre um momento muito importante e ficamos muito felizes em receber os protetores que será de suma importância para os profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus”, afirmou. 

Movimento pela Prevenção

O Movimento pela Prevenção, projeto desenvolvido pela Rede UniFTC, já doou mais de 1000 face shields com a atuação das unidades de Juazeiro, Petrolina, Itabuna, Feira de Santana, Eunápolis e Vitória da Conquista. Além dos protetores, também disponibilizou álcool em gel e sabonete líquido para hospitais e postos de saúde, promoveu doações de cestas básicas e livros para instituições filantrópicas.