ITC amplia horizontes para profissionais da Saúde em Salvador

Há 1 ano, o Instituto de Treinamento em Cadáveres (ITC) chegou a Salvador (BA) para oferecer o que existe de mais moderno em estrutura e excelência em educação para a capacitação profissional de alto nível, em parceria com a Rede UniFTC. Localizado no Centro Universitário UniFTC de Salvador (Paralela), a instituição é pioneira no Norte-Nordeste na utilização de cadáveres frescos para treinamentos na área de saúde.

Mais de 300 profissionais de diversas especialidades da Saúde passaram pelo ITC Salvador até então e puderam experimentar equipamentos de última geração, salas de aula modernas com transmissão ao vivo, além de acessar conhecimento através de uma equipe técnica de renome internacional.  “O objetivo principal do ITC é habilitar profissionais da Saúde para a realização de procedimentos da área cirúrgica, sendo eles de pequena, média e alta complexidade”, explica André Nazar, vice-presidente de Saúde da Rede UniFTC.

“Neste 1 ano de existência, realizamos cursos muito específicos e colaborativos para o progresso da Medicina, como novas técnicas de realização de cirurgia plástica de nariz, novas técnicas de ressecção de tumores da base do crânio por via endoscópica e endonasal, procedimentos de estética e cosmética, tanto corretivos, quanto estéticos propriamente ditos, e realizamos também cursos na parte de cirurgia ortognática complexa”, descreve o vice-presidente.

“Isso nos dá muito orgulho, pois este é o propósito do Instituto: qualificar cada vez mais profissionais da área de saúde para a execução de procedimentos de alta complexidade, o que contribui para diminuir a possibilidade de erros na prática com os pacientes”.

Polo de capacitação – Além de ser um importante centro de referência em especialização e pós-graduação, especialmente na área médica e odontológica, o ITC tornou-se polo de capacitação da indústria farmacêutica. “Nos aproximamos da indústria farmacêutica e fomos sede de capacitação dos speakers da Johnson & Johnson, Galderma, dentre outras companhias”, destaca André Nazar.

“Para os anos de 2020 e 2021, há pretensão de atravessarmos grandes horizontes e fazermos treinamentos em áreas cirúrgicas como neurocirurgia, cirurgia ortopédica, ginecológica, geral, dentre outras. E continuar agregando a graduação da UniFTC em projetos da extensão, para que possamos contribuir com a formação dos alunos do curso de Medicina e Odontologia da Rede UniFTC”, conclui.