IV Semana do Cinema Brasileiro movimenta cursos de Comunicação na FTC

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Mostras competitivas, oficinas, bate-papos, exposições e exibições de produções cinematográficas marcaram a IV Semana do Cinema Brasileiro, realizada entre os dias 5 e 7 de novembro, na FTC – campus Paralela.

Com o objetivo de fomentar o cinema nacional por meio de atividades que desenvolvam a capacidade de criação, o evento reuniu profissionais e estudantes para uma troca de conhecimentos e experiência. A proposta era mostrar aos alunos da Instituição as inúmeras possibilidades que o mercado de audiovisual pode oferecer, expondo as ferramentas que podem e devem ser utilizadas.

“Existem diversos festivais acontecendo, vamos produzir, vamos publicar, vamos nos mostrar para este mercado, pois o mercado precisa de pessoas boas e capacitadas como nós”, aconselhou a professora e coordenadora dos cursos de Comunicação Social, Júlia Centurião.

Entre os nomes que participaram da Semana do Cinema Brasileiro, destacam-se a fotógrafa e filmmaker Mariana Ayumi, as produtoras da Saturnema Filmes, Ana do Carmo e Adriele Regine e a animadora Vanessa Moura.

Festival FTCCine

Com realização dos cursos de Comunicação Social e apoio da Coordenação, os estudantes organizaram e participaram do Festival FTCINE que consiste na exibição de documentários, curtas-metragens e mostras competitivas com a finalidade de estimular a produção universitária na Bahia.

A Mulher no Fim do Mundo”, dirigido pela cineasta Ana do Carmo e inspirado na música da cantora Elza Soares, e “A Sete Tragos do Chão”, dos cineastas Ariel L. Dibernaci e Cláudia Sater, ambos exibidos no Panorama Internacional de Coisa de Cinema, em 2019, e o curta-metragem “Frutos da Lua” indicado ao Festival Cinematográfico de Cannes, em 2018, foram algumas das mostras reproduzidas durante o festival.

Além das obras profissionais, os estudantes do curso de Cinema e Vídeo, também, exibiram documentários produzidos por eles. Entre as obras, cinco foram premiadas em onze categorias diferentes: a animação “A Pequena Ada”, os curtas-metragens “O Prefeito do Jogo do Bicho Matou meu Amigo” e “Nós Somos”, e os documentários “Cyberbullying Um Mal Virtual” e “Gravidez na Adolescência”.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]