Lar de Idosos recebe doações e cuidados nutricionais de alunos da UniFTC de Juazeiro

Em mais um movimento do bem da Rede UniFTC, o Colegiado de Nutrição da unidade de Juazeiro, através dos alunos do curso, realizou ação social no Lar de idosos São Vicente de Paula, situado no município, nesta quarta-feira (02). Os idosos receberam doações de alimentos, fraldas, materiais de higiene pessoal e leite, tudo arrecadado através de campanha social realizada pelos alunos através das redes sociais.

A turma da terceira idade também saboreou um café da manhã junino ao som do ritmo Nordestino e muita animação. Para programar esta ação de forma especial, os acadêmicos, além de realizarem uma campanha para doações, visitaram o Lar no dia 26 de maio e promoveram cuidados nutricionais com coleta de dados pessoais e clínicos dos idosos para ter conhecimento do perfil do público.

Foi observado pelos alunos o número de hipertensos e diabéticos, os  medicamentos que estão em uso, feita coleta de exames bioquímicos, bem como a investigação das dimensões físicas e composição corporal, através da realização da avaliação antropométrica (peso, Índice de Massa Corporal (IMC), altura).

Para a estudante de Nutrição, Yasmin Muniz foi uma experiência enriquecedora. “Não só pelo conhecimento, mas pela importância de sermos humanos e solidários. São momentos como esse que nos fazem entender o nosso papel social enquanto profissional de saúde, além de trazer a reflexão de que não devemos nos prender as quatro paredes, e sim, que devemos levar solidariedade através da nossa profissão”, disse entusiasmada.

Planejamos a ação de forma especial, enfatizou a professora do curso de Nutrição da UniFTC de Juazeiro, Arianny de Sá. “Foi uma manhã de muita música, dança e alegria. Após a coleta de dados, produzimos comidas que pudessem ser consumidas, pois alguns são diabéticos e hipertensos. Tivemos o cuidado de elaborar receitas juninas diet, tudo voltado para esses pacientes”.

Também será produzido pelos alunos um relatório sobre a situação nutricional dos idosos, frisou a professora. “A partir disso, vamos enviar para as cuidadoras do abrigo dos idosos algumas orientações para melhorar a alimentação, principalmente para os diabéticos, hipertensos, como para aqueles que apresentaram desnutrição ou estão com constipação”, concluiu.