Liga Acadêmica incentiva alunos a desenvolverem pesquisa e atividades de extensão

A equipe da Liga Acadêmica de Nutrição com Ênfase Esportiva (LANCEE) do Centro Universitário UniFTC da Paralela promoveu no último dia 26 de maio, palestra sobre “Liga Acadêmica: o que é e por que você deveria participar de uma”. Sabrina Neres, discente do último semestre do curso e uma das fundadoras da liga, criada em 2019, apresentou sua experiência com o intuito de inspirar e motivar os estudantes a se inscreverem e tornarem-se engajados em projetos científicos na UniFTC.

O evento foi virtual, realizado pela plataforma Blackboard e teve como objetivo trazer um apanhado geral sobre o tema. ‘Como é o funcionamento e passos para criação de uma liga’, ‘processo seletivo para fazer parte’, ‘benefícios’ e  ‘divisão de cargos’ foram um dos tópicos abordados na oportunidade.

As ligas acadêmicas desenvolvem estudos teóricos, práticos e estimulam pesquisas científicas, bem como ações junto à comunidade. “É uma associação que faz a gente sair da zona de conforto, buscar mais, se aprofundar, desenvolver senso crítico e fazer networking”, aponta Roberta Saback, discente de Nutrição que esteve presente na palestra.

Também estão entre as explicações ministradas pelos palestrantes durante os encontros, temas relevantes da área que visam complementar a formação acadêmica dos estudantes, relatou o professor da UniFTC Paralela, Ícaro Cazumbá. “A liga funciona como um grupo que se baseia em ensino, pesquisa e extensão. É uma forma de complementar sua formação enquanto aluno de Nutrição, além de agregar informações sobre determinado assunto importante ou dentro daquele ponto que você está pesquisando”,relatou.

A dica dada pelo professor é sempre tentar entrar nas ligas. “Devido a quantidade de pessoas interessadas, nem sempre é possível que todos possam participar ao mesmo tempo, mas é essencial fazer parte desse movimento para o futuro”, destacou Ícaro. O processo seletivo é semestral e estudantes de qualquer instituição de ensino podem se inscrever.