Médica Veterinária da UniFTC garante que pets não transmitem Coronavírus

Médica Veterinária da UniFTC garante que pets não transmitem Coronavírus

As mudanças na prática pedagógica, com o uso de ferramentas tecnológicas nesse período de pandemia do Coronavírus, têm sido fundamentais para a preservação da qualidade nos conteúdos disponibilizados para os estudantes da UniFTC Feira de Santana. As ações inovadoras abrangem todas as áreas e quinta-feira (30) foi a vez de Medicina Veterinária comandar uma live sobre o convívio com os pets durante o isolamento social, como parte do projeto “Todo dia é dia de live”. 

De forma didática, mas ao mesmo tempo leve e descontraída, a professora Cleusa Maria Carneiro Deiró falou sobre a situação dos pequenos animais, especialmente cães e gatos, respondeu questionamentos e jogou por terra os mitos acerca da possibilidade dos animais de estimação transmitirem o vírus da Covid – 19.  “Não há evidência científica de que os pets tenham transmitido o Coronavírus aos seus tutores”, afirmou a médica veterinária. 

Alertando para os riscos dos extremos, que faz com que alguns animais sejam excessivamente tratados e outros negligenciados, Cleusa Maria disse que, devido à mudança de rotina, os bichos também podem adoecer, pois passaram a viver em clima de estresse, o que leva à baixa imunidade. Segundo ela, assim como as pessoas, os animais também ficam com o psicológico abalado com essa mudança repentina nas rotinas. “Uns só dormem, outros engordam e, no caso dos cães, têm reduzidas até as saídas diárias de casa”, exemplificou.

A propósito da saída de cães, a professora advertiu para a questão da higienização no retorno, principalmente das patas e focinhos, que deve ser feita com água e sabão, “nunca com álcool gel”, conforme enfatizou. Dentre os cuidados nesse período está evitar levar os animais ao pet shop para banho ou tosa e, em caso de doença, avaliar a real necessidade de levar ao veterinário. “O momento é de proteção e cuidado, tanto com os animais quanto com os seus tutores”, sinalizou Cleusa Maria, repudiando a atitude que considerou “grave e cruel” de abandono dos pets nas ruas.

“Mesmo que o animal tenha o vírus, eles não transmitem para o humano”, reafirmou Cleusa Maria, lembrando que o primeiro caso de cão diagnosticado com a Covid -19 foi em Hong Kong, tinha 17 anos de vida (considerado idoso) e uma série de problemas renais e cardíacos. Morreu três dias depois do diagnóstico.  O segundo caso foi um pastor alemão. “Em ambas situações o tutor tinha Covid – 19”, informou a médica veterinária.

Todo dia é dia de live na UniFTC 

A transmissão online feita pela professora Cleusa Maria Carneiro Deiró faz parte da programação de lives que estão sendo oferecidas diariamente pela Rede UniFTC. Através do projeto Todo Dia é Dia de Live, a instituição e está trazendo docentes de todas as áreas para abordar temas relativos à pandemia a partir de perspectivas diversas. 

As lives acontecem de segunda à sexta-feira, exceto nos feriados, na página oficial da instituição no Instagram – @uniftc. Confira a programação completa do mês de maio e se programe!