Professores participam de palestras e oficinas durante Semana Pedagógica da FTC

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Focados em potencializar o desempenho dentro das salas de aula, professores e coordenadores da FTC reuniram-se na Semana Pedagógica , um projeto que sempre antecede os semestres letivos, com o objetivo de promover ainda mais qualidade e excelência na relação entre os professores, e principalmente, no contato professor-aluno.

O encontro, que começou na última quarta-feira (24), trouxe discussões que são essenciais para o cotidiano acadêmico e contou com palestras e oficinas de capacitação. Para o Diretor do Campus Paralela, Edilson Barbuda,  as palestras e oficinas estarão refletidas dentro da sala de aula.

“A Semana Pedagógica é um momento importante para o professor, porque as capacitações irão refletir na forma como ele ensina, e para o aluno porque vai aprender por meio de uma abordagem mais atrativa, gerando maior rendimento”, explicou ele.

Dentro da programação, destaque para a oficina Design Thinking – técnica de aprendizagem que tem por base responder questionamentos a partir do universo no qual o estudante se encontra e as experiências individuais que ele possui – ministrado pela professora Fábia Verônica dos Santos e a palestra sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o desempenho dos alunos que concluem a graduação e também a Instituição de Ensino, por meio do conteúdo do curso e as habilidades adquiridas pelos estudantes.

Campus Comércio

No Campus Comércio,  a Semana Pedagógica se estendeu até o último sábado (4), e os professores utilizaram o momento para tirar dúvidas e  expor situações que acontecem em sala de aula, como na oficina “Avaliação de Aprendizagem”, ministrada  na noite de quinta (26), pela professora Letícia Suñe.

Dentre outras coisas, a docente falou sobre os vários outros métodos de avaliação que podem ser usados além das provas. “A participação em sala, a proatividade para o aprendizado, o bom relacionamento com os professores e colegas de turma, também são métodos que nos ajudam a avaliar determinado aluno. Um aluno que se comporta dessa forma, é um aluno que constrói o seu aprendizado de forma palatável, prazerosa”, argumenta Letícia.

Na ocasião, a professora também explicou que o modo como os docentes usam os  argumentos para a comunicação com os alunos, é muito importante para uma didática cada vez mais eficaz.

Para a professora do Curso de Comunicação Wilma Nascimento o encontro é importante pois proporciona um olhar diferenciado na rotina de ensino . “O número de oficinas  realizadas na Semana Pedagógica mostra a dimensão da preocupação em oferecer continuidade no processo de capacitação do corpo docente. São conversas que abrem novos olhares e aprimoram o nosso “feeling” na rotina de ensino”, pontua a professora.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]