Movimento do Bem: Estudantes da UniFTC realizam mais de 300 atendimentos gratuitos em Vitória da Conquista

Movimento do Bem: Estudantes da UniFTC realizam mais de 300 atendimentos gratuitos em Vitória da Conquista

Alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Biomedicina do Centro Universitário UniFTC Vitória da Conquista realizaram mais de 300 atendimentos e orientações educativas no último domingo (15), durante o evento Maio Amarelo, realizado no Rancho da Pamonha, Serra do Marçal. 

Tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, orientação para conquista de uma vida saudável, distribuição de materiais informativos sobre o uso racional de medicamentos, avaliação nutricional e antropométrica (peso, altura e cálculo de IMC) e orientação nutricional estão entre os serviços oferecidos gratuitamente à comunidade. 

“Evento maravilhoso e bem organizado. Aproveitamos para fazer o rastreamento de algumas doenças, como diabetes e hipertensão, fazendo as recomendações necessárias. Uma ação dessa magnitude tem um poder de educação muito grande para a sociedade. Além de colocarmos em prática o que aprendemos em sala de aula, também realizamos um movimento pelo bem social”, disse o estudante do 9º semestre do curso de Enfermagem, Fábio Costa. 

Fabiana de Oliveira Moreira, cursa o 8º semestre de Nutrição e expressa sua gratidão em servir a comunidade. “Muito bom cuidar de pessoas. Nessas oportunidades, ofereço o meu melhor, levo amor e atenção através da assistência nutricional, ajudando a transformar vidas e garantir mais qualidade de vida”, comentou. 

Durante o evento, os estudantes do curso de Farmácia realizaram diversas ações em alusão ao Dia Mundial do Uso Racional de Medicamentos, comemorado no último dia 05 de maio. “Cada vez mais as pessoas têm acesso facilitado a medicamentos para tratar problemas de saúde de forma geral. Porém, nem sempre esses medicamentos são adequados para o que o paciente está sentindo no momento ou para o seu tratamento. Isso acarretará uma série de problemas à sua saúde que vão desde a persistência da doença até reações adversas graves que podem trazer sequelas irreversíveis ou graves ao paciente”, alertou Fabiely Nunes, farmacêutica e professora do curso na UniFTC Vitória da Conquista.

Para Renata Nogueira, 9º semestre do curso de Farmácia, é muito importante oferecer serviços que promovam mais qualidade de vida e cuide das pessoas. “Entendo que esse compromisso com o próximo é fundamental e ajuda para que as pessoas se informem, previnam e evitem problemas de saúde”, afirmou a estudante.