Do autônomo ao grande empresário, a Pandemia da Covid-19 tem afetado a saúde financeira de muitos negócios. Na tentativa de conter a disseminação do novo coronavírus, a maioria dos empreendedores está seguindo as recomendações preventivas, mantendo as portas fechadas de lojas e estabelecimentos. Mas, desde que essa atitude foi tomada, os proprietários estão aflitos com a situação. Muitos estão desnorteados, sem saber o que fazer.

Essa preocupação é compreensível. Segundo o mestre em Gestão Social e professor da UniFTC Vitória da Conquista, Fabrício Vieira, “quando se tem o isolamento social, você perde a oportunidade de convencer o seu comprador de que seu produto é importante, interessante, está com um preço bom e é útil. A venda acaba ficando restrita ao interesse exclusivo o comprador”.

Por isso, surge a necessidade de buscar estratégias para atrair o público e oferecer novos formas de consumo. Confira 7 dicas que podem te auxiliar a alcançar esses objetivos:

1- Inove!

Inovar não significa apenas produzir ou oferecer algo novo. Há um leque de possibilidades! Pode ser, por exemplo, apresentar de forma diferente os produtos e serviços que já oferecia antes da pandemia ou disponibilizar mais opções de pagamento. É preciso analisar o cenário e usar a criatividade.

 

2- Aposte no Delivery!

Levar os produtos até o consumidor já era uma medida bastante utilizada por empresas do ramo alimentício, através de aplicativos. Agora, com a pandemia da covid-19, a entrega a domicílio tem sido adotada por vários outros setores e se mostrado bem viável. “Um aconselhamento é que se informe como o produto irá chegar. A segurança passou a ser um requisito da compra”, destaca Fabrício.

 

3- Intensifique o uso de redes sociais!

As redes sociais podem ser ótimas aliadas para a empresa se relacionar com o público e divulgar produtos, serviços, além dos diferenciais da marca. De acordo com o professor, aqueles que já estão nas redes, devem intensificar o uso, viabilizando o ecommerce e atuando de forma transparente, disponibilizando a tabela de preços, por exemplo.

 

Para aqueles que estão entrando nesse universo agora, Fabrício alerta: “não vale se lançar de maneira irresponsável, muitos vezes, incompetente nessa modalidade. É preciso buscar orientações! E existem órgãos, como o Sebrae, que já estão dando esse suporte”.

 

4-  Aproxime-se do cliente!

Demonstrar a importância do cliente para a empresa é imprescindível sempre. No cenário que estamos vivendo, então, é fundamental! Para estreitar esse laço, vale usar além das redes sociais, aplicativos como Whatsapp, ligações, emails, para oferecer preços especiais, pacotes promocionais, kits, brindes, ou até mesmo uma mensagem que transmita afeto e otimismo.

“O prestador de serviço pode manter contato com seus clientes, sugerindo antecipação pagamentos para prestação de serviço a posteriori,  oferta de descontos”, exemplifica o professor.

 

5- Reduza custos!

Reduzir os custos pode ser a tarefa mais desafiadora, no entanto, é inevitável! Antes de considerar demitir funcionários, é válido analisar as iniciativas que buscam auxiliar os empreendedores, assim como, ajustar a produção e rever contratos com fornecedores.

 

6- Participe de campanhas!

Mostrar-se solidário, por meio de gestos que revelem empatia, significa muito para o público. Logo, manifestações que expressem sensibilidade perante à situação, e não só a divulgação de produtos e/ou serviços, são mais que bem-vindas. Professor Fabrício propõe: “Se engajem em campanhas específicas de doação, promovam a valorização do comércio local”.

 

7 – Planeje!

Várias instituições estão oferecendo cursos gratuitos durante o período de isolamento social. Excelente oportunidade para se capacitar e traçar novos planos. Vale salientar, que esse planejamento deve considerar diferentes circunstâncias e alterações do panorama atual, para que a equipe esteja preparada para enfrentar qualquer adversidade. Os desafios podem parecer grandes, mas quando são esperados, tornam-se menos assustadores. Vamos à luta!