Pesquisadores realizam análise epidemiológica da Covid-19 na Bahia

Pesquisadores realizam análise epidemiológica da Covid-19 na Bahia

Um grupo de pesquisadores se uniu na Bahia para realizar uma Análise epidemiológica da Covid-19. O projeto é parte da pesquisa intitulada “Monitoramento dos indivíduos recuperados da Covid-19 na cidade de Salvador e Região Metropolitana”, realizada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em parceria com a Rede UniFTC e outras instituições de ensino superior. 

De acordo com a virologista Andréa Mendonça Gusmão, professora do curso de Medicina da UniFTC, e uma das líderes da pesquisa, o projeto tem como finalidade analisar os dados epidemiológicos da doença viral causada pelo coronavírus Sars-CoV-2 no estado. 

A análise irá resultar no entendimento das taxas epidemiológicas e impacto na vida da população. “Vamos observar qual é grupo sanguíneo prevalente, qual a faixa etária que mais se infectou e quais são os principais sintomas relatados”, detalha a pesquisadora.

Para coletar estes dados, um formulário digital disponível no link https://forms.gle/47voWkAWnW2tt7Z1A está sendo aplicado entre indivíduos que tiveram o diagnóstico da Covid-19 e já se recuperaram. Os participantes do estudo respondem perguntas sobre sua saúde, além de fornecer dados sociais e demográficos.