Plano de Carreira é tema de palestra durante a programação de volta às aulas da Rede UniFTC

Plano de Carreira é tema de palestra durante a programação de volta às aulas da Rede UniFTC

Com o tema “Plano de Carreira, o que é isso? Será que está na hora de pensar no meu?”, a palestrante e vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PE), Andreza Procoro, recepcionou os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Rede UniFTC, durante a programação de boas-vindas da instituição de ensino. 

A aula, gratuita e aberta ao público, foi transmitida pelo canal do Youtube do Grupo Educacional e repleta de informações que contribuirão para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso para todos os participantes. A palestrante iniciou o evento com algumas reflexões: “Será que os estudantes pensam no projeto de carreira durante o curso ou só após a formatura? Qual a hora certa para pensar na carreira? Você acha que qualquer caminho serve quando o assunto é carreira?”, questionou a arquiteta. 

Segundo Andreza Procoro, os comportamentos praticados ao longo do curso e as escolhas que os alunos fazem interferem na vida profissional. “Existem estudantes que pensam na carreira apenas após a colação de grau, sendo que a preocupação com o mercado de trabalho deve começar ao ingressar na graduação. A faculdade já é um norteador, temos que buscar fazer networking e conhecer o mercado, que é dinâmico e volátil. Não faça como Zeca Pagodinho que diz na canção ‘E deixa a vida me levar, Vida leva eu’”, comentou brincando. 

Currículo “CHA”

Durante a aula, Andreza sugeriu que os alunos desenvolvessem o currículo com base no “CHA”. Quem pensou na tradicional bebida que promove benefícios à saúde se enganou. O “CHA” que ela se refere, na verdade, corresponde a um método que reúne conhecimentos, habilidades e atitudes, tão eficiente para a carreira profissional quanto os chás para uma vida saudável. “O conhecimento terá que existir, mas, cada vez mais as habilidades comportamentais estão em evidência, porque as máquinas, por enquanto, não conseguem sentir, interpretar soluções complexas, ter empatia e cuidado com o outro”, enfatizou. 

Atualmente, de acordo com a convidada, o mercado exige 10 habilidades profissionais: solução de problemas complexos, pensamento crítico, criatividade, gestão de pessoas, empatia com os outros, inteligência emocional, bom senso e tomada de decisão, orientação para serviços, negociação e flexibilidade cognitiva.  Ela acredita que daqui a cinco anos, 35% dessas competências, que são consideradas importantes na força de trabalho hoje, terão mudado: “A criatividade se tornará uma das 3 principais habilidades que os trabalhadores precisarão. Novos produtos, novas tecnologias, novas formas de trabalhar, por isso os trabalhadores terão que se tornar mais criativos para se beneficiarem destas mudanças”.

Dessa forma, para se destacar enquanto profissional, Andreza recomendou que os estudantes se preocupem não só em cursar as disciplinas, fazer as atividades e tirar boas notas, mas também em se aperfeiçoar ao longo da trajetória acadêmica, desenvolver novas aptidões e se atentar às oportunidades de estágio/emprego. 

A palestrante abordou ainda a importância da construção de um Plano de Ação, baseado na autoavaliação. Para ela, é imprescindível que os universitários tenham estratégia e gestão de carreira, identifiquem as qualidades, interesses e pontos de melhoria, tracem os objetivos, mapeiem a situação atual e esbocem o futuro desejado. “Definir caminhos e ajustar o percurso diante das oportunidades. Verificar os pontos desenvolvidos e o que é necessário desenvolver. Ter foco e disciplina para chegar “lá” e lembrar que tudo que acontece na nossa vida é o resultado das nossas escolhas. Não existe carreira sem protagonismo e preparo. O estudo não para. A evolução é constante”, concluiu.  

Programação das Boas-vindas continua

Até dia 12 de fevereiro, profissionais reconhecidos no mercado educacional e atuantes nas mais diferentes áreas do conhecimento realizarão aulas gratuitas sobre temas presentes na atualidade. A programação completa está disponível no link: http://bit.ly/BoasvindasUniFTC211. Após escolher as aulas que pretende acompanhar, os interessados devem acessar o canal da UniFTC no Youtube através do link: http://bit.ly/youtubeboasvindasuniftc211.

Além das aulas magnas, os alunos matriculados na Rede UniFTC terão acesso exclusivo a webinars e rodas de conversa na plataforma BlackBoard. 

|SERVIÇO| 

Rede UniFTC promove palestras gratuitas durante a programação de volta às aulas
Quando: De 08 a 12 de fevereiro
Horário: A partir de 19h
Programação completa: http://bit.ly/BoasvindasUniFTC211
Acesso às aulas: http://bit.ly/youtubeboasvindasuniftc211