Professor da Rede UniFTC participa de evento promovido pela ONU

Professor da Rede UniFTC participa de evento promovido pela ONU

A busca por soluções inovadoras na urbanização foi o objetivo do encontro de profissionais no III Webinário de Cidades Inteligentes do Vale do São Francisco. O evento online foi um dos selecionados no Brasil pela ONU-Habitat para fazer parte do Circuito Urbano, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa apoiar eventos organizados por diversos atores da sociedade. 

O professor da Faculdade UniFTC de Petrolina, Cosme Cavalcanti, é arquiteto e urbanista, historiador e foi um dos convidados para participar do painel, abordando a temática sobre  “O panorama regional e o planejamento de cidades inteligentes e sustentáveis”.  Como conhecedor do município de Petrolina, o professor falou sobre as principais obras do município e como hoje se destaca como Cidade Inteligente. “Petrolina tem uma localização estratégica, uma infraestrutura e urbanização diferenciados. Somos um grande polo de irrigação e isso cria possibilidades de trabalho e renda para a nossa população”, afirmou. 

Cosme Cavalcanti também abordou temas como a educação ambiental e patrimonial, destacando o cuidado com o Rio São Francisco. “Precisamos lembrar que o rio é finito, por isso, trazemos a conscientização para desenvolver cada vez mais o conceito de sustentabilidade”. O professor falou da importância da apropriação das tecnologias digitais e as modernas plataformas, que auxiliam no desenvolvimento da cidade, principalmente neste cenário em que estamos vivendo, e enfatizou que as cidades também precisam ser inteligentes no pós-pandemia.  

O professor agradeceu e falou sobre a importância da atividade para o desenvolvimento da cidade e região, e na ocasião foi homenageado por Vanderley Amorim, organizador do evento, destacando a sua contribuição na transformação de Petrolina como professor, conhecedor do município e participante ativo na fundação do primeiro e único curso presencial de Arquitetura e Urbanismo da região, na UniFTC Petrolina. “O seu convite para estar conosco não foi apenas para participar de um evento sobre Cidades Inteligentes, esse convite, na verdade, é uma homenagem à você, por tudo o que tem feito por nossa cidade e por transformá-la com seus projetos. Isso é muito relevante e nos dá orgulho de ter profissionais como você em nosso município. Parabéns pela sua explanação e pela sua história. Como petrolinense eu agradeço e fico honrado”, encerrou Vanderley. 

Sobre o Circuito Urbano 

O III Webinário de Cidades Inteligentes do Vale do São Francisco fez parte das comemorações do Dia Mundial das Cidades, comemorado em 31 de outubro, e reuniu profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente, para um público de estudantes, startups, universidades, empresas públicas, privadas e público em geral. O evento foi o único de Pernambuco selecionado para integrar o Circuito Urbano, que faz parte do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), presente no Brasil há mais de 20 anos.