Rede FTC abre 4 programas de Residência Médica

Rede FTC abre 4 programas de Residência Médica

Medicina da Família e Comunidade, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Área Cirúrgica Básica são os quatro programas de Residência Médica que serão oferecidos pela Rede FTC.  Os cursos foram autorizados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação e a expectativa da Instituição é receber a primeira turma de residentes já em março de 2020.

Ao todo, serão ofertadas 23 vagas, fazendo da Rede FTC a IES privada a oferecer mais programas e vagas de Residência Médica na Bahia. Todos os residentes receberão bolsas no valor de R$ 3.300,00.

Programa Duração Vagas ofertadas
Medicina de Família e Comunidade 2 anos 14 vagas
Clínica Médica 2 anos 3 vagas
Área Cirúrgica Básica 2 anos 4 vagas
Cirurgia Geral 3 anos 2 vagas

 

 

 

 

 

 

 

A Residência Médica é uma modalidade de pós-graduação que funciona como uma especialização e exige dedicação em tempo integral. As aulas teóricas serão oferecidas na UniFTC Salvador, que este ano recebeu diversos investimentos em estrutura e tecnologia, além de contar com um corpo docente extremamente qualificado.

Os jovens médicos passam grande parte da Residência trabalhando em unidades de saúde. A Rede FTC firmou parcerias com a Prefeitura Municipal de Salvador, com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e com a Santa Casa de Misericórdia da Bahia e poderá contar com Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família, Multicentros e Centros de Referência em Atenção Especializada, Unidades de Pronto Atendimento e SAMU-192, e com o Hospital Municipal de Salvador (HMS).

“Durante o período da Residência Médica, os alunos são acompanhados de perto por uma equipe de preceptores altamente qualificados. Um dos diferenciais dos programas oferecidos pela Rede FTC é justamente que a preceptoria estará presente em cada um dos campos de estágio, assistindo os residentes ao máximo, além de lhes serem garantidos acesso a toda a infraestrutura acadêmica da Rede para realizar sua formação complementar”, afirma o professor Washington Abreu, coordenador da Comissão de Residência Médica da UniFTC.

Medicina da Família e Comunidade

O residente em Medicina de Família e Comunidade será capacitado para a Atenção Primária à Saúde a partir de uma perspectiva do cuidado integral, enxergando o indivíduo e seu contexto social, familiar e comunitário. Os médicos que optarem por este programa receberão ainda uma bolsa complementar oferecida pela Prefeitura Municipal de Salvador.

O programa tem a duração de dois anos, com carga horária semanal de 60 horas – destas, 32 horas são dedicadas à prática nas Unidades de Saúde da Família e mais 8 horas em estágios de aperfeiçoamento clínico nas áreas básicas de saúde da criança e do adolescente, da mulher e do homem adultos, do idoso, saúde mental, dermatologia sanitária, doenças infectocontagiosas; incluindo habilidades para realização de pequenos procedimentos cirúrgicos e cuidados gravídico-puerperais. Haverá formação em urgência e emergência, em plantões semanais de 12 horas em Unidades de Pronto Atendimento, SAMU-192 e Maternidades. Também serão capacitados no gerenciamento de serviços de saúde e em vigilância à saúde.

No segundo ano de residência, a Rede FTC irá oferecer ainda a formação complementar em Preceptoria Médica. O objetivo do curso é qualificar e certificar os profissionais médicos para que possam atuar como preceptores na Atenção Primária à Saúde, com ênfase na Medicina da Família e Comunidade.

Cirurgia Geral e Área Cirúrgica Básica

Desde 2018, os programas de Residência Médica em Cirurgia Geral passaram a durar 3 anos. O programa antigo, com apenas 2 anos de duração, continua sendo oferecido pelas Instituições com o nome de Área Cirúrgica Básica.

A principal diferença entre os programas é que o médico que finalizar o curso em Cirurgia Geral terá o título de Cirurgião. Os que optarem pelo curso de Área Cirúrgica Básica poderão apenas utilizar o curso como pré-requisito para as especialidades cirúrgicas que não são de acesso direto.

A formação dos futuros cirurgiões se dará nas dependências do HMS, nos serviços de Urgência e Emergência do município de Salvador e em ambulatórios especializados no hospital e na própria Rede FTC. Pretende-se garantir ao residente das áreas cirúrgicas, além da formação clássica nas grandes subáreas da Cirurgia Geral, uma formação complementar em Cuidados Intensivos e Terapia Nutricional.

Um diferencial na formação dos cirurgiões será a formação com a alta tecnologia da Pós-graduação Médica da Rede FTC, que dispõe de laboratórios e serviços equipados com tecnologia de última geração para oferecer-lhes treinamento em procedimentos clínicos ou cirúrgicos em condições muito similares as que serão encontradas na rotina com pacientes do dia a dia.

Clínica Médica

Ainda como fruto da parceria entre a Rede FTC e a Prefeitura Municipal de Salvador, a Residência em Clínica Médica, que funcionará no HMS, será uma oportunidade de abertura para a formação de clínicos gerais hospitalistas e capacitados em atendimento ambulatorial geral qualificado nas diferentes subáreas da especialidade (cardiologia, endocrinologia, pneumologia, reumatologia, nefrologia, dentre outros). O programa proposto se desenvolverá em dois anos, como é preconizado pela CNRM.

A proposta da Instituição é promover a formação articulada com os residentes de MFC nos campos da Atenção Primária e Urgência/emergência, bem como na formação humanista e contextualizada. Parte dos ambulatórios especializados para aperfeiçoamento da prática médica do residente serão oferecidos na Rede FTC e a estes também será oferecida formação complementar em Cuidados Intensivos, Terapia Nutricional e Preceptoria Médica, com ênfase na atenção hospitalar.

Os residentes de Clínica Médica também terão acesso à formação de alta tecnologia da Rede FTC, proporcionando a integração de conhecimentos clínicos a uma prática procedimental mais adequada e precisa.