Rede UniFTC aposta em ambientes virtuais para manter alunos em ritmo de estudo

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A pandemia do Coronavírus tem exigido de todos os setores da sociedade ações que estejam diretamente vinculadas à inovação e tecnologia. Com a educação não foi diferente. Decretos estaduais e municipais proibiram, para o bem de todos, a permanência dos estudantes nas salas de aula. Então, como manter o movimento de aprendizado e conhecimento se precisamos manter, também, o isolamento social?

Diante deste cenário mundial, a Rede UniFTC disponibilizou a partir desta segunda, 23, salas virtuais de aprendizado aos estudantes. O objetivo é manter as aulas teóricas dentro do cronograma já previsto, de maneira que os alunos possam continuar o processo de desenvolvimento de conhecimento e que sigam em contato com os colegas e professores.

“Entendemos que esse cenário é muito delicado e requer de todos nós atitudes de empatia e, principalmente, responsabilidade com os nossos alunos. Pensando nisso, estamos empreendendo esforços em entregar aos estudantes um espaço onde ele possa continuar interagindo com colegas e professores. Um espaço onde suas dúvidas sejam sanadas e onde ele possa compartilhar conhecimentos”, destaca o reitor do Centro Universitário UniFTC de Salvador, Edilson Barbuda.

Para permitir que haja integração de todos os estudantes de uma turma, as disciplinas teóricas serão ministradas nos dias e horários que aconteceriam as aulas presenciais, seguindo a grade curricular dos alunos. Os professores ministrarão as aulas ao vivo e, também, disponibilizarão atividades avaliativas.

“Estamos em um momento ímpar, onde mudanças são necessárias para o bem-estar e continuidade dos fluxos. Entendo que é um passo importante, onde todos nós teremos que nos adaptar. Eu por exemplo, terei que deixar de lado o apego ao piloto e ao quadro e passar a trabalhar com slides para interação dos assuntos abordados”, diz o professor do curso de Direito da Instituição Vinícius Rabelo.

Para a estudante do 5º semestre de Medicina Veterinária, Manuela Alves, a experiência valeu e foi recebida com positividade. “Não senti diferença de estar na sala de aula tradicional, a professora conduziu como se estivéssemos junto.  E houve interação entre os estudantes, as nossas dúvidas foram tiradas, os textos e atividades estavam disponíveis. Fizemos até uma pausa rápida para banheiro e água. Acredito que seja uma iniciativa muito importante nesse cenário e permite que a gente não perca o conteúdo já aprendido até aqui”, afirma ela.

Portaria MEC

As aulas online foram autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) em portaria divulgada no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 17, como uma das ações para ajudar na contenção e disseminação da pandemia Covid-19 (Coronavírus), uma vez que diversos decretos foram emitidos exigindo o isolamento social e a suspensão de aulas em escolas públicas e privadas por até 30 dias.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]