Rede UniFTC estimula pesquisa entre jovens estudantes do ensino médio e superior

Rede UniFTC estimula pesquisa entre jovens estudantes do ensino médio e superior

Com o objetivo de incentivar a iniciação científica, a Rede UniFTC publica anualmente editais de pesquisa dando oportunidade a alunos do ensino médio e superior a receberem bolsas e ganharem novas experiências em trabalhos acadêmicos. A ação visa despertar o interesse da comunidade estudantil em movimentar novos conhecimentos e competências, bem como induzir a execução de pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento, trazendo conceitos inovadores e tecnológicos. 

Este ano, quatro projetos de pesquisa foram aprovados na região do Vale do São Francisco, sendo um para estudantes do ensino médio e três para alunos da UniFTC de Petrolina e Juazeiro. Os aprovados precisam manter um bom ritmo de estudo, executar o projeto durante um ano, com apoio de seus professores orientadores e ainda recebem bolsas de Iniciação Científica. 

Com o projeto “Orientação nutricional durante e pós pandemia visando uma alimentação saudável para crianças”, a aluna do 6º período do curso de Nutrição, da Faculdade UniFTC de Juazeiro, Emanuela Monteiro Coelho foi a ganhadora da bolsa e contará com a orientação da professora Sibery dos Anjos. 

Projeto estimula criatividade em estudantes

Emanuela conta que a ideia do projeto surgiu a partir de conversas com amigos e parentes que estão tendo muitas dificuldades com a alimentação das crianças neste período de pandemia. “O período gerou uma rotina diferente desde março e ouvi vários relatos de pais afirmando que devido ao sedentarismo, as crianças estão engordando muito. Pela ausência de aulas e falta do convívio social, a pandemia afetou também a saúde emocional e psicológica delas”, comentou.

O objetivo é realizar palestras com ensinamentos teóricos e práticos sobre nutrição infantil. “A expectativa é que o projeto motive estas crianças de forma positiva, com atividades que ativem a autoestima e autoconfiança, além de contribuir na minha formação acadêmica. Meu sentimento é de gratidão por ter sido selecionada, pois gosto muito da área de pesquisa”, explicou satisfeita.  

Na UniFTC de Petrolina o projeto que obteve aprovação tem como assunto “Estudo das correlações dos eventos estressores, protetivos e resilientes em docentes do ensino fundamental do Vale do São Francisco, em tempo de pandemia do SARS-COV-2”, da aluna do curso de Psicologia, Márcia Moreira, que está recebendo impulso, nas pesquisas, através da orientação da professora Laila Barbosa de Santana.

A selecionada do ensino médio, com bolsa CNPq, foi Maryana Freitas da Silva, que estuda o primeiro ano na Escola Antonio Padilha. O tema da pesquisa “O avanço das tecnologias digitais no Ensino Médio”, com o direcionamento da professora Deise Laura Cocco. A vigência das bolsas e da pesquisa é de 1 ano.

Animada com a pesquisa, Maryana disse que tem certeza que vai ganhar muitas experiências interessantes para sua carreira. “É uma maneira de aprofundarmos nossos estudos e empreendermos na vida profissional. Minha expectativa é elaborar uma pesquisa bem embasada para levar informações úteis para as pessoas. Quero ir além da pesquisa”, informou confiante e cheia de energia. 

 “A Rede UniFTC dispõem da Iniciação Científica, mais uma oportunidade de aprendizagem ao aluno”, enfatiza o diretor Andrei Mello, que completa dizendo que é uma forma de conceder autonomia e desenvolver conhecimentos em áreas específicas, assim como oferecer novos desafios aos professores da UniFTC e comunidade em geral. Ganham os docentes e discentes, pois serão adquiridas novas experiências como pesquisadores, realizam publicações e melhoram seus currículos ”, ressalta o gestor.

Bolsas de pesquisas científicas

Anualmente a Rede UniFTC lança editais de Pesquisa com base no calendário do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), uma entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, objetivando o crescimento da pesquisa no Brasil. 

As bolsas são concedidas pela Rede UniFTC, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), assim como pelo CNPq, responsável também para definição dos valores das bolsas. 

Neste semestre, a UniFTC publicou 3 editais de incentivo à pesquisa e seleção para bolsas, sendo eles: PIBIC/FAPESB/CNPq/FTC e PIBIT/CNPq/FTC,ambos do nível superior, assim como uma seleção para Bolsa PIBIT Ensino Médio CNPq.