Rede UniFTC inaugura faculdades em Camaçari e Sergipe com novo modelo do curso de Direito 5.0

Rede UniFTC inaugura faculdades em Camaçari e Sergipe com  novo modelo do curso de Direito 5.0

Acompanhando as inovações da sociedade e seguindo seu projeto de expansão, a Rede UniFTC inicia a abertura de duas novas unidades do grupo educacional, uma em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, e outra em Nossa Senhora do Socorro, na Região Metropolitana de Aracaju, estado de Sergipe. Ambas unidades oferecem o curso de Direito 5.0 ainda no segundo semestre de 2021.

Mas afinal, o que é Direito 5.0? Diversos estudiosos da atualidade definem o momento que vivemos como Sociedade 5.0, também chamada de ‘sociedade super inteligente’, no qual tecnologias como impressão 3D, realidade aumentada, big data e internet das coisas (IoT) estão se tornando cada vez mais comuns na rotina das pessoas. O Direito 5.0 oferecido na graduação da Rede UniFTC busca formar profissionais antenados e aptos a utilizar novas tecnologias em sua profissão, pensando em um desenvolvimento humano harmônico.

Estas mudanças no mercado do Direito abrem espaço para um novo perfil profissional, que precisa ser mais flexível e apto a lidar com as tecnologias e inovações. Logo, o jurista do futuro precisa ir além das normas jurídicas. Para que este profissional tenha a melhor formação para o mercado, as novas unidades contarão com salas de aulas modernas e interativas, compostas por uma estrutura física e arquitetura pedagógica diferenciadas, a exemplo de paredes que funcionam como lousas, permitindo que os alunos se expressem de qualquer ponto e promovendo integração.

“Estes alunos vão encontrar uma graduação que envolve a tecnologia, mas também a humanização nas relações, com condições plenas para que o estudante possa desenvolver competências para o mercado de trabalho. Ou seja, não é somente a tecnologia junto ao direito, mas ela associada de forma qualitativa ao direito, focando na qualidade e no bem estar das pessoas”, destaca o gerente do curso de Direito da Rede UniFTC, Edson Medeiros.

O novo curso de Direito 5.0 da Rede UniFTC possui um modelo acadêmico de ciclo trimestral, permitindo quatro entradas ao ano, além de um desenho pedagógico de educação por competências, moderno e alinhado com o que existe de mais atual nas Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação (MEC) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Com ênfase na realização de práticas jurídicas ao longo de toda graduação, antecipando vivências, favorecendo experimentações práticas e cotidianas do mundo do direito, sem abrir mão de forte base teórica, o curso oferece uma experiência universitária que permite a construção de competências e habilidades necessárias para atuação nas diversas esferas e campos de atuação do universo jurídico.

“Todo planejamento foi rigorosamente pensado para que a aulas sejam dinâmicas, permitindo a aplicação das metodologias ativas”, explica  o diretor da Faculdade UniFTC Camaçari, Dalzimar Andrade, que completa: “Para montar a matriz desses novos cursos de Direito, realizamos uma profunda pesquisa de mercado a fim de levantar as principais atribuições e competências específicas que o profissional da área precisa desenvolver para se destacar e alcançar sucesso”.

Todas as mudanças que serão empregadas na unidade de Camaçari e Nossa Senhora do Socorro também serão levadas para as unidades já existentes da Rede UniFTC. “É preciso que o aluno se forme tendo o domínio da tecnologia, já que estamos atrelados à análise de jurimetria, integração com a inteligência artificial e o próprio processo eletrônico; ou seja, uso de ferramentas que tornem o processo menos trabalhoso e mais assertivo, colocando a tecnologia para agregar valor à sua mão de obra e não o contrário”, finaliza Dalzimar.

Sobre a Rede UniFTC

A Rede UniFTC possui 21 anos de experiência educacional voltada para formação de profissionais colaborativos, inovadores, empreendedores, e conscientes do seu papel social. O Grupo Educacional é formado por três Centros Universitários e cinco Faculdades, localizadas nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Jequié, Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), com mais de 30 cursos de graduação em todas as áreas de conhecimento e mais de 25 mil alunos.