Saiba quais são os riscos do desafio “quebra-crânio” 

Saiba quais são os riscos do desafio “quebra-crânio” 

Pais e educadores devem reforçar a atenção com crianças e adolescentes diante de um desafio que tem viralizado nas redes sociais, por meio de vídeos. Trata-se do “quebra-crânio”, onde um dos participantes é provocado a cair brutalmente, batendo a cabeça no chão, antes que possa estender os braços para se proteger do impacto..

De acordo com o médico e professor da UniFTC, Oswaldo Neto, especialista em Ortopedia e Traumatologia, a queda pode provocar lesões irreversíveis. “Pelo padrão e forças envolvidas, a vítima pode ter diversos tipos de fraturas, como do fêmur, bacia, coluna, crânio, além de lesões de órgãos internos”, explica.

“Todas estas situações são potencialmente graves. Quando não acontece nada grave, além do susto, fica a impressão que a brincadeira é inócua, o que não é”, afirma o médico.

Em comunicado divulgado na tarde desta quarta-feira (14), a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) ressaltou que a prática também pode ser considerada crime. “O que parece ser uma brincadeira inofensiva, é gravíssimo e pode terminar em óbito. Os responsáveis pela ‘brincadeira’ de mau gosto podem responder penalmente por lesão corporal grave e até mesmo homicídio culposo”, diz a nota.