Comitê de Ética em Pesquisa Humana

O Comitê de Ética em Pesquisa Humana do Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia (CEP/IMES) foi criado em fevereiro de 2006. O objetivo é identificar, analisar e avaliar as implicações éticas nas pesquisas científicas que envolvam seres humanos. A iniciativa visa fomentar a implantação de uma cultura democrática na defesa da comunidade científica, do cidadão e da sociedade.

Aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), o CEP/IMES é uma instância deliberativa autônoma, colegiada e multidisciplinar, que desempenha um papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão ética sobre a pesquisa científica. É encarregado da avaliação ética de qualquer projeto de pesquisa, desde que esteja conforme padrões metodológicos e científicos reconhecidos, que seja realizado com a participação de pesquisadores, tecnologistas, analistas ou alunos da Rede UniFTC e outras Instituições de Ensino Superior.

O Comitê deve emitir pareceres sobre os aspectos éticos das atividades de pesquisa, envolvendo seres humanos, prevendo o impacto de tais atividades sobre o bem-estar geral e os direitos fundamentais de indivíduos e populações humanas, envolvidos direta ou indiretamente, nas atividades de pesquisa.

Calendário de reuniões do Comitê de Ética:

Membros do CEP/IMES

Prof. Dr. Robinson Moresca de Andrade - Coordenador