Segundo semestre começa com um mundo de novidades na Rede FTC

Entre uma aula e outra, durante a primeira semana de aula, o que se viu pelos corredores das unidades da Rede FTC foram estudantes compartilhando as novidades das férias e a expectativa para o semestre que se inicia. Mas, sem dúvida, o que mais movimentou as faculdades foi o “Move Game”, uma ação de boas vindas que ofereceu uma dose de energia positiva e novos conhecimentos para os alunos.

Thiago Benac, que cursa Mecatrônica, na FTC Salvador campus Paralela, tinha acabado de chegar do trabalho para ir para aula quando foi surpreendido pelo jogo. “Muito bom! Deu pra distrair a mente. Assim é melhor pra conseguir focar nos estudos”, disse empolgado. Empolgação também da aluna de Nutrição Jéssica Paiva: “Achei divertido, animado e as perguntas bem elaboradas e atuais”, opinou a estudante que participou da brincadeira com outros dois colegas.

Segundo a diretora de Marketing Integrado da Rede FTC, Milena Oliveira, a proposta da ação era recepcionar os alunos de uma maneira diferente e criativa. “Achamos que seria uma forma leve de trazer os estudantes para o ambiente de aprendizado depois das férias”, destaca. O “Move Game” foi realizado inicialmente em Salvador (Comércio e Paralela), Jequié e Feira de Santana. Depois, a atividade especial foi realizada nas unidades de Vitória da Conquista, Petrolina, Juazeiro e São Paulo.

Desde o início do mês, nas unidades da Rede FTC, têm acontecido diversas ações de recepção para os alunos. Em Feira de Santana, os calouros e veteranos foram recepcionados com música. Em Itabuna, uma Semana de Integração foi organizada. Nas duas maiores unidades, em Salvador, as coordenações dos cursos fizeram atividades diferentes. No campus Comércio, uma Aula Magna com o Advogado da União e Conselheiro da OAB-BA, Waldir Santos, marcou o início das aulas para o curso de Direito. Para os alunos de Administração, foi realizado um aulão especial.

No campus Paralela, professores e estudantes de Psicologia e Comunicação fizeram um tour pela faculdade. Os alunos de Odontologia prepararam uma recepção para os calouros. Já os estudantes de Medicina, antes mesmo do início das aulas, organizaram um “Dia do Calouro” para os novos colegas. “Foi um momento de acolhimento. Quando a gente chega, no primeiro dia, fica um pouco perdido […] Por ser um curso muito complexo, requer um suporte maior para os alunos”, conta Larissa Andrade, presidente do Diretório Acadêmico Nise da Silveira, aluna do sétimo semestre de Medicina.  Além da recepção preparada pelos veteranos, a nova coordenação de Medicina organizou, nos dias 13 e 14, encontros com cada semestre para explicar como acontecerão as aulas no 2018.2. “Achamos importante fazer uma apresentação geral do curso e anunciar as novidades. Estamos em um momento de inovação e queremos oferecer o melhor para todos os estudantes. Estamos dando os passos para fazer do curso de Medicina da FTC o melhor da Bahia”, afirma o coordenador geral do curso André Nazar. Os estudantes de todos os semestres já estão tendo aulas nas novas salas integradas e, aos poucos, conhecendo as novas tecnologias que incluem, por exemplo, simulações realísticas e operações com cadáver sintético.

Por falar em novidades, neste 2018.2, a Rede FTC vai reforçar quatro pontos importantes. O primeiro é a implantação do projeto “Google for Education” que traz mais interatividade para as aulas com a Sala de Aula Invertida. Outro destaque é a Internacionalização, materializada nos programas de intercâmbio Acadêmico e Cultural e no curso de inglês Think – Centro de Idiomas. Com um reforço ao Centro de Carreiras, a Rede continuará a contribuir com a empregabilidade dos seus alunos e diplomados. Por fim, a Rede permanecerá investindo em qualidade de ensino para que suas unidades tornem-se Centros Universitários. A FTC Salvador (Paralela), a FTC Feira de Santana e a FTC Vitória da Conquista foram aprovadas com louvor, nos relatórios das comissões do INEP/MEC, e já estão a caminho dessa conquista.

O empenho e a motivação demonstrados por estudantes, docentes, diretores e colaboradores, nessa primeira semana de aulas do segundo semestre de 2018, evidenciam que a Rede FTC está pronta para oferecer a melhor experiência para seus alunos viverem intensamente todos os momentos e serem protagonistas da própria carreira.