Seminário sobre Feminismo encerra programação do Dia da Mulher na UniFTC de Vitória da Conquista

O II Seminário de Práticas Culturais e Feminismos: Um olhar sobre gênero e contemporaneidade foi realizado na noite da última sexta-feira no auditório do Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista.

Com o propósito de estimular o debate sobre os movimentos feministas e suas influências nas práticas culturais da contemporaneidade, as professoras e pesquisadoras Ana Luiza Salgado Cunha  e Cleide de Lima Chaves foram convidadas a explanar sobre a temática.

“Busquei trazer o feminismo para a materialidade, para o cotidiano de mulheres, e também de homens, para facilitar a compreensão do feminismo como movimento político e de direitos humanos, e não o inverso de machismo”, esclareceu Ana Luiza.

Na semana anterior, estudantes dos cursos de Nutrição e Enfermagem apresentaram vários estudos sobre os tipos de câncer  que mais atingem as mulheres e desenvolveram algumas dinâmicas. Empresas parceiras também foram convidadas a participar do evento e ofereceram  brindes e demonstrações de serviços, como massagem, limpeza de pele e serviço de podologia. A podóloga Márcia Oliveira atendeu dezenas de mulheres com simpatia:  “É muito gratificante! Cuidando delas é como se eu tivesse cuidando de mim”.

As estudantes e as demais mulheres da comunidade acadêmica que participaram das atividades aprovaram. A estudante Huly Félix, por exemplo, agradeceu: “Tô achando tudo maravilhoso! Eu estava cheia de dor e a massagem me ajudou muito, relaxei bastante!”.