Síndrome Pós-Covid: UniFTC oferece atendimento interdisciplinar em Salvador

Síndrome Pós-Covid: UniFTC oferece atendimento interdisciplinar em Salvador

A Covid-19 dispensa apresentações. Não há, em 2021, quem não tenha se alarmado diante da pandemia e da evolução da doença. O que muita gente desconhece é que, passado o quadro agudo, a Covid ainda pode deixar rastros. Essas sequelas, por assim dizer, compõem a chamada Síndrome Pós-Covid. “Os sintomas vão desde fadiga a complicação cardíacas graves, além de déficits neurológicos e depressão. Diante dessa variedade, a OMS vem recomendando uma abordagem multidisciplinar no tratamento desses pacientes”, explica a médica Rosário von Flach.

Von Flach, que também é professora do curso de Medicina da UniFTC, é responsável pelo Ambulatório de Síndrome Pós-Covid, que acaba de ser inaugurado na instituição. O projeto envolve, além da Medicina, os cursos de Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. O objetivo é atender cada paciente integralmente, mas focando nas especificidades de cada sintoma apresentado.

Ao dar entrada no ambulatório, o paciente passa por uma Avaliação Global Inicial. Muito mais aprofundada e detalhista que uma consulta rotineira, a avaliação dura cerca de 60 minutos e conta com um time multidisciplinar trabalhando em total integração. Justamente por esse caráter mais cuidadoso, as vagas são limitadas a 24 atendimentos na semana. Para agendar, basta entrar em contato no telefone (71) 98637-5159. Os atendimentos acontecem às terças-feiras, no Centro Universitário UniFTC da Paralela, em Salvador.

Práticas Integrativas no pós-Covid – As Práticas Integrativas Complementares (PICs) surgem como recursos adicionais que, associadas às terapêuticas convencionais, favorecem o bem-estar e a promoção de saúde. No Ambulatório de Síndrome Pós-Covid da UniFTC, os pacientes também têm acesso à meditação, florais de bach, fitoterapia e aromoterapia. “Se comenta que essas práticas carecem de evidências científicas robustos na abordagem dos sintomas crônicos da Covid e isto é verdade. Aqui, oferecemos as PICs como um recurso de bem-estar, fator decisivo para o reestabelecimento de pacientes, sobretudo depois de um período tão difícil quanto esse que atravessamos”, esclarece a cardiologista e psicoterapeuta Rosário von Flach.

|Serviço|

Atendimentos gratuitos no Ambulatório de Síndrome Pós-Covid

Agendamento: através do (71) 98637-5159

Local: UniFTC da Paralela – Av. Luis Viana Filho, 8812. Paralela. Salvador, Bahia.