UniFTC dá o pontapé inicial para retorno às atividades realizando a Jornada Pedagógica

Sempre motivada por movimentar o conhecimento, a Faculdade UniFTC do Comércio realizou, de 22 a 31 de janeiro, a sua “Jornada Pedagógica”, na qual foram traçadas novas estratégias e metodologias de ensino, buscando sempre fazer com que o discente aprenda, de forma mais eficaz, todo o conteúdo que lhe será oferecido no semestre.

“É muito importante que tenhamos esse momento com todos os coordenadores e professores dos nossos cursos. Aqui pensamos sempre no fazer diferente e não sermos só mais uma instituição de ensino qualquer. Por isso, achamos tão importante o uso das metodologias ativas, por exemplo. Além de trazer um diferencial para a nossa comunidade acadêmica, elas aproximam muito mais o nosso aluno da sala de aula por meio das formas usadas para passarmos os conteúdos”, declara a diretora da Faculdade UniFTC do Comércio, Elaine Fagundes.

No momento de abertura da jornada, na reunião geral de retorno as atividades, a diretora Elaine aproveitou para mostrar a nova marca da Instituição, não deixando de usar este momento especial para a apresentação dos vídeos institucionais, que inspiram um novo ciclo de movimento da UniFTC, que mais uma vez não foge à regra e mira alçar voos cada vez maiores.

A Jornada Pedagógica também ofereceu diversos serviços que vão muito além de ajustes para o semestre. O corpo docente pôde compartilhar de diversas oficinas, como as de saúde, que envolveu todas as coordenações, bem como as oficinas de metodologias ativas, treinamento das ferramentas Google e até mesmo uma oficina de “gamificação”, desenvolvida pelo professor Leonardo Campos, que mostrou, com base em vários estudos, que por meio de jogos de tabuleiro ou até mesmo “quebra-cabeças”, é possível ensinar de forma muito mais profunda e robusta as disciplinas em sala.

“É interessante como os jogos são uma motivação para o aluno ser mais participativo. Promover uma competição saudável, sem perdedores nem ganhadores em sala de aula, é um ótimo método de ensino. Sair da nossa zona de conforto, enquanto docente, nos proporciona descobertas gratificantes. Ter esse momento com os alunos é essencial para um aprendizado mais eficiente”, disse Leonardo Campos.

A coordenadora pedagógica Admari Silva também falou da importância de se desenvolver a Jornada Pedagógica. “A Jornada é de extrema importância para alinhar o projeto pedagógico da instituição.  Ao longo do semestre, nós, professores, experimentamos situações didáticas e de convivência com os estudantes e colegas que muitas vezes não estão previstas em planejamento e por isso é importante refletir e discutir novos instrumentos e orientações da instituição para o reordenamento das atividades”.